As unidades de cuidados de saúde primários dos concelhos de Alcobaça e Nazaré integram, desde o início do ano, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Leiria, uma das 39 criadas no País, no âmbito de uma reorganização que tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas e a sua circulação entre os centros de saúde e os hospitais.
O novo sistema foi criado para que os utentes passem a ser classificados e agregados tendo em conta a previsível necessidade de recurso ao Serviço Nacional de Saúde.
A nova ULS de Leiria integra todos os centros de saúde de Alcobaça e Nazaré, que estavam, até agora, integrados no Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Oeste Norte. A estrutura congrega as três unidades do Centro Hospitalar de Leiria, o ACeS Pinhal Litoral e os centros de saúde de Ourém e Fátima.
O conselho de administração da ULS é chefiado por Licínio de Carvalho, atual presidente do Centro Hospitalar de Leiria. A direção clínica da nova unidade está entregue a Catarina Faria e Denise Velho para os cuidados de saúde hospitalares e primários, respetivamente. Marco Neves é enfermeiro diretor e Alexandra Borges vogal executiva.