Pela primeira vez na história, um nazareno encabeça a lista da CDU pelo distrito de Leiria às eleições legislativas do próximo mês de março. João Paulo Delgado, 46 anos, é o homem do leme com a difícil tarefa de eleger um deputado à Assembleia da República, o que não sucede desde 1985.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A escolha do comunista, membro da Direção da Organização Regional de Leiria do PCP, para liderar a lista por Leiria não é alheia ao resultado histórico que o nazareno alcançou em 2021, na Câmara da Nazaré, quando conseguiu ser eleito, quebrando um jejum de três décadas para os comunistas.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o pescador e formador, que preside ao Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, reconhece a tarefa hercúlea que tem pela frente, lamentando que “ainda hoje a esmagadora maioria das pessoas pensa que está a votar para um primeiro-ministro quando, na verdade, está a votar para eleger os dez deputados do distrito onde vota”.
Sem quaisquer eleitos pelo distrito de Leiria há quase 40 anos, a coligação que junta PCP e Os Verdes, apresentou várias propostas pelo distrito também ao longo da legislatura que agora cessou funções. João Delgado destaca a defesa das PME, com a proposta de promover a diferenciação fiscal para as pequenas empresas, bem como as várias propostas para impulsionar os setores primários, como a agricultura, a silvicultura e as pescas. Em medidas apresentadas pela CDU, como a que defendia equiparar o preço da gasolina ao do gasóleo para as pequenas embarcações de pesca, “os deputados do distrito de Leiria votaram contra”, recorda o candidato, numa crítica aos eleitos do PS (5), PSD (4) e Chega (1).
“É importante eleger um deputado que defenda a população”, considera o cabeça de lista, que não tem dúvidas: “Quando a CDU perde força na Assembleia da República, a vida das pessoas ressente-se. Quando tem mais força, a vida das pessoas melhora”. João Delgado dá como exemplo os tempos da “geringonça”, quando foram adotadas propostas da CDU, como a gratuitidade das creches ou dos manuais escolares, “tudo medidas do PCP e da CDU que ajudaram a vida das pessoas a melhorar”.
Para o candidato comunista, a clarificação do eleitorado e o combate à abstenção fazem-se “na rua, com o esclarecimento e mobilização das pessoas”.
Na apresentação da lista da CDU, na passada quinta-feira, no Mercado de Santana, em Leiria, João Delgado lembrou as intervenções dos deputados comunistas na Assembleia da República sobre a indústria dos moldes, o pinhal do rei e o pinhal norte interior, o novo hospital do Oeste, exigindo o investimento nos hospitais existentes no distrito e sobre o reforço dos cuidados de saúde primários, a requalificação do IC8, do IC2, do IC9 e da EN242, a modernização da linha do oeste, a defesa do Promontório da Nazaré e da população de Fanhais e, entre outras medidas, a garantia de financiamento para a constituição do Museu Nacional Resistência e Liberdade no Forte de Peniche, “que graças à luta dos democratas e anti-fascistas será inaugurado no próximo dia 27 de abril e não será um hotel de luxo, como muitos desejavam”.
A par de João Delgado, a lista da CDU integra, em 6.º lugar, a nazarena Sara Vidal, e, em 8.º lugar, a alcobacense Clementina Henriques.