A Câmara de Alcobaça decidiu voltar a atribuir uma verba de 350 mil euros para apoiar as associações desportivas que se candidatem ao Plano de Incentivos ao Desporto (PID). A verba é a mesma que já tinha sido disponibilizada em 2023, sendo que no presente ano a grande novidade prende-se com o facto das candidaturas poderem ser feitas em duas fases distintas.
Este conteúdo é apenas para assinantes
A primeira fase decorreu no passado mês de janeiro, contando com 13 entidades candidatas, ao passo que a segunda fase abrirá no próximo mês de março.
É expectável que o número de coletividades inscritas na segunda fase seja ligeiramente superior, para que, no final, os registos acabem por ser muito similares aos verificados no ano transato, com cerca de 30 instituições a beneficiarem dos apoios do PID.
Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o vereador do Desporto da Câmara de Alcobaça explicou os motivos desta alteração.
“Trata-se de um apoio que a Câmara dá aos clubes por forma a que estes possam fazer face às suas despesas correntes, mas, desta forma, conseguimos que a verba destinada a cada um deles possa ser aplicada na época desportiva em curso e não apenas no final da mesma”, explica João Santos.
Com esta opção, o município pretende criar condições para que o desporto no concelho “possa ser praticado por mais jovens”, fornecendo aos clubes uma maior estabilidade para planear as temporadas desportivas.
Ainda de acordo com o autarca, e caso os processos obedeçam aos critérios exigidos, as candidaturas apresentadas durante o mês de janeiro “deverão ter as suas verbas aprovadas na primeira reunião do executivo no mês de março”, ao passo que as inscrições que forem efetuadas na segunda fase “terão as suas aprovações discutidas na primeira reunião de Câmara do mês de maio”, nota o social-democrata.