O Cistermúsica recebeu o prémio de “Best Small Festival” na última edição do Iberian Festival Awards, iniciativa que tem como objetivo reconhecer os melhores festivais que se realizam em Portugal e em Espanha.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O Festival de Música de Alcobaça, organizado pela Banda de Alcobaça – Associação de Artes, entidade proprietária do REGIÃO DE CISTER, venceu a categoria que premeia eventos com menos de 1500 espetadores por dia e que resultou de uma votação do público a partir de uma shortlist de dez nomeados, após um primeiro processo de seleção de 53 festivais candidatos.
Segundo o presidente da direção da ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, “esta distinção é o corolário de um trabalho consolidado ao longo de duas décadas e do esforço de toda uma equipa em elevar o Cistermúsica a um patamar de excelência”.
Rui Morais sublinha que o prémio “é também o reconhecimento da qualidade artística e do inegável contributo do Cistermúsica para a projeção internacional do território Centro-Oeste”.
Nesta edição, o Cistermúsica foi o único festival de música clássica a ser galardoado, num total de 24 categorias. Através de um comunicado, a organização sublinha que esta é a “prova de que este género musical pode chegar a cada vez mais audiências e deixar uma marca indelével nos espetadores” e, por isso, compromete-se a “continuar a trabalhar para manter este nível, consagrando o Cistermúsica como um ‘Clássico para todos’”.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na passada sexta-feira, na cidade espanhola de Granada. Promovidos pela Associação Portuguesa de Festivais de Música, os Iberian Festival Awards são atribuídos desde 2016, no âmbito do Talkfest – Music Fest Summit que apresenta amanhã, em Lisboa, concertos, assim como uma conferência, que tem José Rafael, vice-presidente da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, como orador.
A realização do Cistermúsica conta com o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes e resulta da parceria estratégica do município de Alcobaça e da parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal. O mecenas do festival é o BPI/La Caixa.