Real Factory – Porto de Mós Creative HUB é a nova designação da antiga Casa dos Calados, que se reergue agora como “um centro de instalação empresarial e empreendedorismo qualificado e criativo”. O espaço no centro da vila, onde também laborou a célebre Real Fábrica do Juncal, foi apresentado, após o término da empreitada de requalificação, na tarde da passada quinta-feira, numa cerimónia que contou com as presenças da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno, e da antiga ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“O objetivo principal do espaço é proporcionar a troca de experiências, aproximando a ciência, a tecnologia e a criatividade aos setores locais, com fortes raízes sociais e económicas, tais como a agricultura, a olaria, a azulejaria ou a estaria”, disse o presidente da Câmara de Porto de Mós, no discurso de inauguração.
Jorge Vala referiu também que “o projeto irá garantir a utilização da casa, contribuindo para a sua valorização e dando resposta à necessidade emergente de se criarem condições para a instalação de novas empresas, empreendedores criativos e investigadores”. “O espaço irá permitir fixar jovens talentos do concelho e potenciará os que pretendem criar o seu negócio, constituindo um importante reforço de rede de oferta de oportunidades que, habitualmente, apenas os grandes centros urbanos oferecem”, garantiu o autarca.
Na cerimónia, foi assinado um protocolo com a Startup Portugal, uma das entidades que “será motor do desenvolvimento da Real Factory – Porto de Mós Creative HUB, do concelho e da região”.
Adquirida pela Câmara de Porto de Mós em 2002, durante o último mandato de José Ferreira, a antiga Casa dos Calados renasce após um investimento de cerca de dois milhões de euros, financiado em 85% (cerca de 1,5 milhões) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
O espaço conta ainda com um salão nobre na casa principal, tendo também espaços de cowork, ateliês, um museu de louça e cerâmica – onde está patente a exposição “Maneira do Juncal”, composta por peças doadas por cedentes –, um “FoodLab” e várias zonas destinadas a áreas criativas e saberes tradicionais ligados à vila do Juncal e ao concelho de Porto de Mós.