A 3.ª edição do Triatlo de São Martinho do Porto está de regresso à vila nos próximos dias 21 e 22 de setembro. A prova, que é coorganizada pelo Município de Alcobaça, a Federação Portuguesa de Triatlo, a Junta de São Martinho do Porto e o Clube de Natação de Alcobaça, terá um “modelo recíproco de voluntariado”, naquela que será uma aposta inovadora por parte da organização.
O novo formato implementado permite que qualquer cidadão se possa candidatar “a pertencer a uma bolsa de 120 voluntários, com idade mínima de 15 anos, tendo direito a retribuição monetária, possibilidade de deslocação desde Alcobaça até São Martinho do Porto e kit voluntário com t-shirt e almoço”, explica o Município de Alcobaça em comunicado.
“Queremos que este evento deixe um legado na comunidade e proporcione uma experiência profissional numa organização com esta dimensão e exigência. Todos os voluntários serão gratificados pelo seu contributo, assim como as entidades envolvidas. É um modelo inovador e que procura uma sustentabilidade futura”, afirma o presidente da Câmara, Hermínio Rodrigues, citado na mesma nota informativa.
O trabalho do grupo de voluntários vai ser dividido por quatro turnos, um na sexta-feira ao final da tarde, dois no sábado e o outro na manhã de domingo, faltando ainda ajustar os horários definitivos.