Um equipamento para mobilidade elétrica 40 quilowatts duplo. É a mais recente novidade da Acordo, empresa sediada em Alcobaça que oferece uma vasta panóplia de soluções de eletricidade, que foi apresentada na Feira de São Bernardo.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“É um carregador que numa hora abastece um veículo com 200 quilómetros de autonomia. É muito versátil, é pequeno em tamanho, mas ao mesmo tempo grande pela eficiência que tem”, começa por explicar o administrador da empresa. Renato Jácome afirma já ter recebido algumas solicitações pelo equipamento da marca Evus, dando conta do perfil de cliente em que o produto pode ser útil. “Este carregador pode ser benéfico a instituições particulares de solidariedade social que fazem apoio ao domicílio, pela rapidez de carregamento, que permite, por exemplo, durante a hora de almoço providenciar a autonomia necessária à viatura”, afirma o empresário.
Os carros elétricos estão cada vez mais em vigor na sociedade moderna, motivando o aumento das respetivas soluções energéticas. O proprietário da Acordo refere que o mais importante “não é a potência do carregador”, mas sim “a rapidez de carregamento, tendo em conta o tempo que cada pessoa tem disponível e o tipo de veículo que possui”.
Antes de aplicar o equipamento, a empresa faz uma avaliação da instalação gratuita, examina as condições de potência (a instalação deve ter no mínimo 40 quilowatts). Depois é feito um trabalho de análise, balanceamento de cargas e proteção. Renato Jácome revela ainda outra vantagem do equipamento. “O público que tenha um negócio e o respetivo carregador, tem também um cartão de energia que lhe permite abastecer em qualquer equipamento da marca Evus, ligado à rede Mobi.e, sendo que a despesa vai direta à respetiva fatura sem haver custos de aluguer do material ou outras taxas”, informa.
De acordo com as contas feitas pelo empresário, esta fonte de alimentação de veículos permite poupar sete vezes mais dinheiro a uma empresa que possua uma frota elétrica, comparativamente com uma frota com o mesmo número de carros alimentada a gasóleo.
A Acordo tem apostado também na comercialização de painéis fotovoltaicos e na programação de sistemas de KNX (concebidos segundo o regulamento universal para controlo de residências e edifícios). Além disso, a empresa possui ainda uma unidade de produção que desenvolve quadros elétricos adaptados para as diferentes necessidades dos clientes.
Neste momento, a empresa que é também a agente exclusiva da EDP em Alcobaça conta com mais de 300 colaboradores, divididos por dois alvarás: em Alcobaça e em Lisboa. Esta organização permite orientar o negócio nas zonas do Norte, Centro e Sul do País. Com mais de 41 anos de experiência no setor, a Acordo tem investido na formação dos funcionários devido às dificuldades no recrutamento de mão de obra.