O Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foi alvo de um assalto, no passado dia 15, tendo sido furtado todo o dinheiro que estava no interior do cofre. Além disso, foram danificadas várias estruturas como portas e fechaduras, fruto de arrombamentos levados a cabo pelos assaltantes.
Este conteúdo é apenas para assinantes
O alerta foi dado pelo responsável da vigilância, que notou que estavam luzes acesas entre as 20:30 e 21 horas. Com recurso a uma câmara de videovigilância foi possível apurar que entraram três indivíduos pelas 15 horas no edifício, consumando o assalto já perto das 20 horas.
“Arrombaram um conjunto de portas e o cofre que estava na secretaria”, informa o diretor do ECB ao REGIÃO DE CISTER. Nuno Rosa acrescenta também que os assaltantes conseguiram abrir aquela estrutura e furtar o dinheiro presente no seu interior, que “provinha de vários projetos, não sendo uma quantia significativa”.
Relativamente ao prejuízo total causado, Nuno Rosa não tem ainda conhecimento sobre o valor exato. “Possivelmente o estrago feito nas portas, com recurso aparente a algo semelhante a um pé de cabra, é recuperável”, afirma o diretor do ECB, detalhando que o maior prejuízo deverá estar na porta do cofre, que terá sido arrombado com recurso a uma rebarbadora, uma vez que, quando foi dado o alerta, ainda era possível detetar o cheiro intenso do fumo proveniente da utilização daquela ferramenta.
Os dados mais recentes dão conta que o alarme da escola terá tocado durante alguns segundos por volta das 15 horas do passado domingo.
O incidente obrigou a uma readaptação no funcionamento das aulas, deslocando-as para outras salas, na segunda-feira de manhã, uma vez que o bloco lesado foi fechado para recolha de provas e outros trabalhos de peritagem por parte das autoridades competentes. Na parte da tarde, já foi possível voltar ao funcionamento normal.