“Malga de Siza” é um dos mais recentes projetos da Maria Portugal Terracota, em colaboração com a produtora de vinhos Quinta da Pacheca e o renomado arquiteto português, Álvaro Siza Vieira. A marca detida pela Vasicol, sediada na Moitalina (freguesia de Pedreiras), tem tido um crescimento assinalável nos últimos quatro anos e já representa 10% do volume de negócios do grupo constituído também pelas empresas Vasicol, Villacer e R&C Containers.
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“Foi um projeto que partiu da ideia de Álvaro Siza Vieira, com o objetivo de valorizar símbolos culturais portugueses. Neste caso, o vinho, através da Quinta da Pacheca, e a cerâmica tradicional e ancestral, produzida pela Maria Portugal Terracota”, explica um dos sócios da marca ao REGIÃO DE CISTER. Paulo Soares conta que o produto cerâmico foi pensado e desenhado pelo arquiteto português, tendo a empresa da Moitalina sido responsável pela sua conceção. “Foi-nos pedido o desenvolvimento das características organoléticas.
A taça e o vidrado tinham de ter as características ideais em termos visuais, ou seja, uma pintura correta e uniforme, e um produto que fizesse com que o vinho ‘abrisse’ mais rapidamente, valorizando também o olfato, o odor e o paladar”, revela o também comercial da marca, desvendando ainda que foram cumpridas várias restrições colocadas pela Quinta da Pacheca, de modo a que o produto “respeitasse e preservasse todas as propriedades características do vinho”.
Desde a ideia até ao lançamento da coleção, passando por todos os testes de cozeduras e matérias primas e desenvolvimento da embalagem, também ela personalizada, demorou apenas um ano até ser lançado um produto que “conceptualmente satisfez o criador do design e tecnicamente cumpriu os requisitos todos da Quinta da Pacheca”. Para o primeiro lançamento, foram feitos 10 mil sets de duas peças. Está agora a ser executado um plano comercial para “começar a colocar a taça em sítios como “free shops” no aeroporto” e em restaurantes, quintas e hotéis. No futuro, o objetivo passa por atingir a produção de 100 mil unidades anuais.
A Maria Portugal Terracota nasce ligada à Vasicol (empresa com sede também na Moitalina) pela “necessidade de responder a clientes que solicitavam quantidades mais pequenas e que não era possível produzir industrialmente”, relata a designer do grupo e sócia da Maria Portugal Terracota. Isa Parracho explica que a marca foi criada com uma coleção que tem o intuito de valorizar e homenagear Portugal.
Levamos sempre um bocadinho da história do País, porque todas as linhas têm nome de cidades ou terras portuguesas e tentamo-nos basear sempre em elementos característicos e tradicionais”, explica. “Queremos continuar a trabalhar a cerâmica portuguesa, a valorizar o apreço que os mercados externos têm por ela e, sobretudo, continuar a surpreender com técnicas e coleções diferenciadas no mercado”, ambicionam os dois sócios da marca.
O grupo composto por Vasicol, Villacer, R&C Containers e pela marca Maria Portugal Terracota exporta cerca de 99% da produção, tendo um volume de faturação que deve atingir os 24 milhões de euros em 2024. Além disso, o grupo emprega ainda mais de 500 pessoas.