Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Legislativas: AD ganha em Alcobaça e Chega sobe a segunda força política

Data:

Partilhar artigo:

A Aliança Democrática (AD) foi a grande vencedora das eleições legislativas no concelho de Alcobaça, com um total de 12.321 votos (37,64%). O Chega subiu na preferência do eleitorado em relação às eleições anteriores, somando 7.490 votos (23,05%) e ultrapassando o PS, que desceu a terceira força política mais votada, com 6.341 votos (19,51%).

Seguiu-se Iniciativa Liberal, com 1.976 votos (6,08%) que permitiram manter o mesmo posicionamento em relação a 2024, ao passo que o Livre, com 1.040 votos (3,20%), superou o Bloco de Esquerda e entrou no lote de cinco mais votados.

A coligação PSD/CDS-PP triunfou nas freguesias de Alfeizerão, Aljubarrota, Bárrio, Benedita, Cela, União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes, Évora de Alcobaça, União de Freguesias de Pataias e Martingança, São Martinho do Porto, Vimeiro, União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria e Turquel. O PS apenas venceu na freguesia da Maiorga.

Região de Cister - Assine já!

Já o Chega, em linha com os resultados do concelho, foi o segundo partido mais votado em nove (Alfeizerão, Aljubarrota, Benedita, Cela, Évora de Alcobaça, Maiorga, Pataias e Martingança, São Martinho do Porto e Vimeiro) das 13 freguesias.

Votaram no concelho 32.493 eleitores, com 547 votos em branco (1,68%), registando-se 452 votos nulos (1,39%). A abstenção foi 33,50%, maior do que há um ano (31,54%).

AD Footer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!