O Clube Náutico de São Martinho do Porto (CNSMP) celebra, no próximo ano, o 40.º aniversário. E nada melhor do que um “número redondo” para alavancar uma mudança de paradigma, revitalizando tradições antigas e apostando em novas frentes. É, pelo menos, essa a intenção deixada pelo presidente da Direção, que ao REGIÃO DE CISTER demonstrou o desejo (e convicção) de que a instituição voltará a “remar” a uma velocidade superior.
Este conteúdo é apenas para assinantes
“Queremos reavivar as tradições e aproveitar as condições de que dispomos neste pequeno paraíso”, começou por afirmar António Sobral.
Nesse sentido, o calendário para o próximo ano prevê-se vasto e diversificado, incluindo uma feira náutica, uma etapa do campeonato do mundo de efoil, a regata de Santo António, a regata de windsurf, um concurso de pesca lúdica, provas de remo/kayaks, a regata de aniversário, a regata do Clube Náutico de São Martinho do Porto, um concurso de pesca para iniciados e a prova de águas abertas, um dos eventos que atrai mais gente à vila.
Mas não só. A sazonalidade do território, e também da atividade no clube, é uma tendência que o dirigente, que assumiu os destinos do CNSMP em abril deste ano, quer inverter. “Vamos iniciar a escola de vela no próximo mês de março para tentar prolongar o período de atividades durante o ano”, frisou. “Queremos alavancar este paraíso que aqui temos, mas de forma sustentada. 80% dos praticantes são provenientes de locais fora da freguesia, mas queremos voltar a unir todos. O Clube Náutico de São Martinho do Porto tem de ser para os da terra e para os de fora”, complementou António Sobral, exemplificando com a ideia da escola de vela a partir de março.
“Temos boas relações institucionais com toda a freguesia e pretendemos aproveitar isso, e sobretudo o desporto escolar, para chegar a todos e continuar a criar dinamismo na vila, ajudando ao seu crescimento. E o desporto é a nossa grande estratégia nesse sentido”, elencou o dirigente, certo que de um calendário de atividades mais alargado terá também reflexo no dia-a-dia da vila.
“Temos famílias que escolhem São Martinho no verão apenas para os filhos praticarem desportos náuticos. É também a nossa missão reduzir a sazonalidade e dar mais vida à vila durante mais meses do ano”, salientou o presidente da Direção.
O Clube Náutico de São Martinho do Porto, que conta atualmente com 180 sócios pagantes e dezenas de praticantes, tem várias responsabilidades a seu cargo, mas este primeiro mandato da nova Direção será uma aposta clara na vertente desportiva. E para todos, uma vez que o desporto adaptado é uma das maiores missões do novo elenco diretivo.


