Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

ADEPA requalifica largo do Pelourinho de Alpedriz

Data:

Partilhar artigo:

O largo do Pelourinho de Alpedriz, classificado como imóvel de interesse público desde 1933, foi requalificado por iniciativa da Associação de Defesa do Património de Alcobaça (ADEPA), em articulação com a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

O largo do Pelourinho de Alpedriz, classificado como imóvel de interesse público desde 1933, foi requalificado por iniciativa da Associação de Defesa do Património de Alcobaça (ADEPA), em articulação com a União de Freguesias de Coz, Alpedriz e Montes.

A iniciativa insere-se nas comemorações dos 43 anos da ADEPA, fundada a 8 de julho de 1977, e teve o apoio técnico da Câmara de Alcobaça. “É com um olhar global sobre o território alcobacense que descentralizamos as intervenções culturais da ADEPA”, explica o presidente da associação. Luís Peres Pereira recorda iniciativas anteriores, realizadas em Coz e na Maiorga, e adianta que a próxima intervenção inicidirá sobre património das freguesias de Alfeizerão e da Vestiaria.

Região de Cister - Assine já!

Em Alpedriz foram requalificados os muros e bancos do largo do Pelourinho e colocados elementos primitivos daquele monumento histórico. Foram ainda eliminados aquilo que o presidente da ADEPA classifica de aspetos “perturbadores” e “competidores” com o Pelourinho, referindo-se a “três candeeiros de pé alto que lhe faziam frente”. Foi, por isso, colocada nova iluminação e adotada “uma palete de cores que vai ao encontro dos tons do brasão de Alpedriz”, como o azul em torno do relógio de sol, “dando-lhe destaque”, o verde nos bancos de jardim e a cor de tijolo, “que é também a cor do barro, elemento essencial da cerâmica, homenageando, assim, Altino do Couto Ribeiro, ceramista que teve a sua fábrica de cerâmica em frente ao largo”. 

Será ainda colocada sinalética em português e inglês, estando a ADEPA a estudar a possibilidade de acrescentar a informação em braille.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!