Baleia Goby regressa às praias de Alcobaça com Bandeira Azul

A baleia "Goby", nome dado ao projeto caça-plásticos, recentemente reconhecido internacionalmente e desenvolvido pela Exploratório de Ciência Viva de Coimbra, está de regresso às duas praias distinguidas com os galardões “Bandeira Azul” e “Praia Acessível – Praia para Todos”: Paredes da Vitória e de São Martinho do Porto.

O projeto é desenvolvido no âmbito da candidatura à Bandeira Azul em cada época balnear.  “Bem-Estar é um Lugar à Beira Mar”, “De Volta ao Mar com Atitude de Mudar” e “O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti.” são os temas deste ano. Devido à pandemia as atividades de educação ambiental inicialmente programadas não vão ser concretizadas na praia como habitual. "Foi necessária a adoção de suportes e metodologias diferenciadoras na realização de atividades pedagógicas que permitem continuar a desafiar os utentes na promoção da educação ambiental, tendo em consideração as contingências impostas pela Covid-19", informa o município, em comunicado.

Junto das baleias foi colocado um painel “Junta-te aos caça-plásticos” que constitui o suporte para a realização de atividades pedagógicas autónomas e permite a realização das mesmas com ou sem recurso a ferramentas digitais. As ações pedagógicas de educação ambiental correspondem aos desafios propostos no painel, dirigidas a diferentes públicos.

O painel dispõe de alguns códigos QR que, através dos dispositivos móveis, darão acesso a atividades e conteúdos didáticos de sensibilização ambiental subordinados às temáticas trabalhadas este ano.