Alcobaça ajuda Portugal a alcançar 3.º lugar em concurso internacional sobre o ambiente

O projeto ambiental “Goby—o que come o peixe?”, instalado nas praias de São Martinho do Porto e Paredes de Vitória na época balnear de 2019, contribuiu para o 3.º lugar alcançado por Portugal no concurso internacional de boas práticas ambientais.

A protagonista baleia Goby, construída com ferro e rede, foi um dos aspetos mais importantes para a tomada de decisão do júri da competição promovida pela Blue Flag e pela Foundation for Environmental Education, na temática "Poluição".

Através da iniciativa, os veraneantes foram incentivados a recolher o plástico do areal para “alimentar” a baleia Goby, ajudando a diminuir da poluição das praias.

"A iniciativa teve como objetivo aumentar a consciência sobre a quantidade de plástico que poluem as praias por todo o Planeta e a importância da reciclagem. Parabéns ao vencedor do terceiro lugar por esta iniciativa tão pertinente", declarou a organização da competição.

A iniciativa “Goby—o que come o peixe?” realizou-se no âmbito do programa “Caça Plásticos”, do Exploratório-Centro Ciência Viva de Coimbra, que marcou presença nas duas praias do concelho de Alcobaça, no âmbito das Atividades Ambientais da Bandeira Azul.