Banda Sinfónica de Alcobaça relança temporada com concerto de ano novo

A Banda Sinfónica de Alcobaça vai relançar a temporada musical com um concerto de ano novo agendado para este domingo, no Cine-teatro João d'Oliva Monteiro, em Alcobaça, a partir das 18 horas. O espetáculo conta com a participação especial do alcobacense Sérgio Carolino, que vai protagonizar um momento de tuba a solo durante o concerto.

Do repertório do concerto figuram temas da ópera Porgy and Bess, de George Gershwin e de West Side Story, de Leonard Bernstein. “Temas que estão no imaginário de muitas pessoas” pelo que o concerto do próximo domingo “é ideal para quem não tem por hábito acompanhar a Banda Sinfónica de Alcobaça ou ouvir este género musical”, defende o maestro Rui Carreira. Além disso, o concerto contempla, também, peças contemporâneas, como a obra que Sérgio Carolino vai apresentar e “Eli, Eli”, da autoria do compositor português Luís Cardoso.

A “consolidação do projeto” é o objetivo apontado por Rui Carreira para a nova temporada musical. “Todos os anos temos muitos alunos que prosseguem os estudos musicais no ensino superior e isso obriga a uma necessária reestruturação”, nota o maestro. A reestruturação passa por “juntar músicos muito jovens mas já com elevado nível técnico e artístico para conseguir acompanhar o repertório da Banda, que é difícil, a músicos mais experientes, antigos alunos e até professores da Academia de Música de Alcobaça”, explica o responsável, que se confessa “orgulhoso” de conseguir juntar músicos de várias faixas etárias na Banda Sinfónica de Alcobaça. 

Outro dos objetivos apontados para este ano é “ter uma participação significativa no Cistermúsica”, à semelhança do que aconteceu na edição do ano passado do festival de música de Alcobaça.

O leiriense adiantou ainda ao REGIÃO DE CISTER que a Banda Sinfónica de Alcobaça está a ultimar a edição de um CD com a presença de vários músicos solistas alcobacenses. É o caso do tubista Sérgio Carolino ou do saxofonista Mário Marques. A edição deste trabalho pretende “homenagear os músicos de Alcobaça porque muitos deles atingiram um plano de relevo no panorama musical nacional e até internacional”. O maestro da Banda Sinfónica de Alcobaça aponta para o mês de março, em que se comemora o aniversário do grupo musical, para a apresentação pública do CD.