Quarta-feira, Junho 29, 2022
Quarta-feira, Junho 29, 2022

Banda Sinfónica de Alcobaça relança temporada com concerto de ano novo

Data:

Partilhar artigo:

A Banda Sinfónica de Alcobaça vai relançar a temporada musical com um concerto de ano novo agendado para este domingo, no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro, a partir das 18 horas.

A Banda Sinfónica de Alcobaça vai relançar a temporada musical com um concerto de ano novo agendado para este domingo, no Cine-teatro João d’Oliva Monteiro, em Alcobaça, a partir das 18 horas. O espetáculo conta com a participação especial do alcobacense Sérgio Carolino, que vai protagonizar um momento de tuba a solo durante o concerto.

Do repertório do concerto figuram temas da ópera Porgy and Bess, de George Gershwin e de West Side Story, de Leonard Bernstein. “Temas que estão no imaginário de muitas pessoas” pelo que o concerto do próximo domingo “é ideal para quem não tem por hábito acompanhar a Banda Sinfónica de Alcobaça ou ouvir este género musical”, defende o maestro Rui Carreira. Além disso, o concerto contempla, também, peças contemporâneas, como a obra que Sérgio Carolino vai apresentar e “Eli, Eli”, da autoria do compositor português Luís Cardoso.

A “consolidação do projeto” é o objetivo apontado por Rui Carreira para a nova temporada musical. “Todos os anos temos muitos alunos que prosseguem os estudos musicais no ensino superior e isso obriga a uma necessária reestruturação”, nota o maestro. A reestruturação passa por “juntar músicos muito jovens mas já com elevado nível técnico e artístico para conseguir acompanhar o repertório da Banda, que é difícil, a músicos mais experientes, antigos alunos e até professores da Academia de Música de Alcobaça”, explica o responsável, que se confessa “orgulhoso” de conseguir juntar músicos de várias faixas etárias na Banda Sinfónica de Alcobaça. 

Outro dos objetivos apontados para este ano é “ter uma participação significativa no Cistermúsica”, à semelhança do que aconteceu na edição do ano passado do festival de música de Alcobaça.

O leiriense adiantou ainda ao REGIÃO DE CISTER que a Banda Sinfónica de Alcobaça está a ultimar a edição de um CD com a presença de vários músicos solistas alcobacenses. É o caso do tubista Sérgio Carolino ou do saxofonista Mário Marques. A edição deste trabalho pretende “homenagear os músicos de Alcobaça porque muitos deles atingiram um plano de relevo no panorama musical nacional e até internacional”. O maestro da Banda Sinfónica de Alcobaça aponta para o mês de março, em que se comemora o aniversário do grupo musical, para a apresentação pública do CD.

 

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Hóquei em patins: Biblioteca conquista torneio de encerramento em Tomar

A equipa de sub-15 da Biblioteca conquistou o torneio de encerramento depois de vencer o Sp. Marinhense (10-4),...

Casal de americanos escolheu Alcobaça para ajudar emigrantes

”Portugal the Place” é o nome da empresa de consultoria gerida por um casal de americanos em... Alcobaça. Colleen...

Concurso Mundial de Bruxelas distingue quatro vinhos de Alcobaça

Os vinhos Montecapucho Arinto 2017, da Quinta dos Capuchos, e Mula Velha Rose 2021, da Parras Wines, foram...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!