Quinta-feira, Setembro 24, 2026
Quinta-feira, Setembro 24, 2026

Clube Náutico de São Martinho avança com empreitada de remodelação do cais

Data:

Partilhar artigo:

O Clube Náutico de São Martinho do Porto viu ser aprovada a candidatura para remodelação do cais de São Martinho do Porto de forma a criar “uma boa porta de acesso ao mar”. A empreitada vai ser lançada em concurso público no fim do verão e tem um valor estimado de 184 mil euros, cofinanciada por fundos comunitários e fundos nacionais.

O Clube Náutico de São Martinho do Porto viu ser aprovada a candidatura para remodelação do cais de São Martinho do Porto de forma a criar “uma boa porta de acesso ao mar”. A empreitada vai ser lançada em concurso público no fim do verão e tem um valor estimado de 184 mil euros, cofinanciada por fundos comunitários e fundos nacionais.

“A entrada para o mar vai ser substituída por outra com uma largura de 2,5 metros, permitindo uma acessibilidade de pequenas embarcações, e a plataforma de acostagem passará para 36 metros, estando preparada para assumir as pequenas embarcações da Escola de Vela e outra parte para qualquer embarcação”, explica Alexandre Quadrio ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

Numa terceira fase será feita a recolha de dejetos das embarcações e o clube vai apostar numa infraestrutura que terá capacidade de abastecimento de água e eletricidade aos barcos. O projeto também prevê a instalação de bombas de combustíveis e o presidente do Clube Náutico de São Martinho nota que a “ideia é criar um espaço que seja conhecido como um porto limpo ecológicamente e adequado às necessidades”.

“Para esta instalação vão ser demolidas uma rampa  salva-vida e o pontão, um dos causadores dos problemas de assoreamento e na acostagem”, refere o dirigente, notando que será mantido o guindaste com capacidade para três toneladas e será ainda instalada outro com capacidade para uma tonelada.

Alexandre Quadrio aponta o término das obras de remodelação para março de 2021 e para já garantiu que no plano de atividades do clube apenas estão garantidos os cursos de vela. “Estamos à espera das indicações das autoridades para definir o plano de atividades, mas o evento ‘Open Water’ que traz todos os anos centenas de pessoas à vila não se vai realizar “, nota.

AD Footer

Artigos Relacionados

Diana Azevedo é a primeira Capitão do Porto da Nazaré

Diana Oliveira Martins Azevedo, capitão-tenente, tomou posse na passada quinta-feira, dia 17 de setembro, como nova Capitão do...

Projeto de voluntariado abraça “Velhos Amigos”

O sorriso espelhado no rosto dos idosos beneficiários do projeto “Velhos Amigos”, que andou pelas ruas do Vimeiro...

Pais que encerraram escola em protesto exigem soluções

Dezenas de pais e alunos concentraram-se, na manhã de segunda-feira da passada semana, à porta do JI/EB1 da...

Piloto Gonçalo Pinto sobe ao pódio em 2.º no Aeródromo Internacional do Algarve

O “pequeno” piloto de Pataias Gonçalo Pinto esteve em destaque, no passado fim de semana, na quarta e...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!