Sexta-feira, Junho 12, 2026
Sexta-feira, Junho 12, 2026

Clube Náutico de São Martinho avança com empreitada de remodelação do cais

Data:

Partilhar artigo:

O Clube Náutico de São Martinho do Porto viu ser aprovada a candidatura para remodelação do cais de São Martinho do Porto de forma a criar “uma boa porta de acesso ao mar”. A empreitada vai ser lançada em concurso público no fim do verão e tem um valor estimado de 184 mil euros, cofinanciada por fundos comunitários e fundos nacionais.

O Clube Náutico de São Martinho do Porto viu ser aprovada a candidatura para remodelação do cais de São Martinho do Porto de forma a criar “uma boa porta de acesso ao mar”. A empreitada vai ser lançada em concurso público no fim do verão e tem um valor estimado de 184 mil euros, cofinanciada por fundos comunitários e fundos nacionais.

“A entrada para o mar vai ser substituída por outra com uma largura de 2,5 metros, permitindo uma acessibilidade de pequenas embarcações, e a plataforma de acostagem passará para 36 metros, estando preparada para assumir as pequenas embarcações da Escola de Vela e outra parte para qualquer embarcação”, explica Alexandre Quadrio ao REGIÃO DE CISTER.

Região de Cister - Assine Já!

Numa terceira fase será feita a recolha de dejetos das embarcações e o clube vai apostar numa infraestrutura que terá capacidade de abastecimento de água e eletricidade aos barcos. O projeto também prevê a instalação de bombas de combustíveis e o presidente do Clube Náutico de São Martinho nota que a “ideia é criar um espaço que seja conhecido como um porto limpo ecológicamente e adequado às necessidades”.

“Para esta instalação vão ser demolidas uma rampa  salva-vida e o pontão, um dos causadores dos problemas de assoreamento e na acostagem”, refere o dirigente, notando que será mantido o guindaste com capacidade para três toneladas e será ainda instalada outro com capacidade para uma tonelada.

Alexandre Quadrio aponta o término das obras de remodelação para março de 2021 e para já garantiu que no plano de atividades do clube apenas estão garantidos os cursos de vela. “Estamos à espera das indicações das autoridades para definir o plano de atividades, mas o evento ‘Open Water’ que traz todos os anos centenas de pessoas à vila não se vai realizar “, nota.

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!