Concelho de Alcobaça é o terceiro do distrito com mais terrenos por limpar

Com 750 terrenos florestais em situação de incumprimento no que toca à gestão de combustíveis, Alcobaça é o terceiro concelho do distrito de Leiria com mais casos sinalizados.

Desde o início do mês de junho, a GNR tem estado a fiscalizar todos os concelhos para verificar se os locais foram efetivamente alvo de intervenção de acordo com a lei de proteção da floresta contra incêndios. Dessa ação, em Porto de Mós foram detetados 580 terrenos por limpar e no concelho da Nazaré 46. Os casos sinalizados foram reportados às respetivas Câmaras para notificação dos proprietários, que este ano tiveram mais tempo para proceder às limpezas já que o prazo foi alargado até 31 de maio devido à pandemia.

O número de terrenos sinalizados não deve no entanto ser analisado isoladamente. “É necessário ter em consideração a dimensão do concelho de Alcobaça, que é dos maiores, e a localização geográfica”, refere o comandante Diogo Morgado ao REGIÃO DE CISTER. O responsável pelo Destacamento Territorial de Caldas da Rainha, que engloba os concelhos de Alcobaça e Nazaré, explica que o “número de sinalizações não é demasiado alarmante comparando por exemplo com o concelho de Óbidos, que com uma dimensão menor tem em proporção mais terrenos em incumprimento”, evidencia.

A nível nacional foram identificados, até 15 de março, 23.852 terrenos por limpar, 29,5% no distrito de Leiria.