Covid-19: Utente da Misericórdia de Alfeizerão testa positivo

Um utente do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão testou positivo à Covid-19. A informação foi avançada pelo presidente de Câmara. 

"Fizemos hoje sete testes a funcionários do serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão, em virtude de uma utente desse serviço ter sido internada no Hospital Santa Maria por ter acusado positivo", revelou Paulo Inácio numa publicação na rede social Facebook. 

O concelho de Alcobaça contabiliza, assim, 62 casos ativos, mais oito nas últimas 24 horas, 38 recuperados e 2 falecimentos. 

"Infelizmente, estes números, já de si bastante significativos, agravar-se-ão amanhã dados os reportes que hoje mesmo surgiram relativamente a novos casos positivos", nota ainda o chefe do executivo municipal.

Relativamente ao surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota, que já infetou 42 pessoas (29 utentes, dez funcionários e três familiares de trabalhadores), Paulo Inácio sublinha a necessidade de "um acompanhamento e de uma análise epidemiológica rigorosa e permanente durante várias semanas, nomeadamente, através de entrevistas pelas autoridades de Saúde aos trabalhadores, aos seus familiares e aos contactos sociais e naturais que estes tiveram com terceiros nos últimos dias". "É exigível também o rastreamento dos utentes do serviço de Apoio Domiciliário desta instituição, assim como de outras", acrescenta.

No concelho da Nazaré, o boletim epidemiológico permanece inalterado. O município tem dois casos ativos, um recuperado e dois óbitos.

Também o concelho de Porto de Mós não registou alterações nas últimas 24 horas, havendo a contabilizar três casos ativos, nove recuperados e um óbito.