Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

É muita fruta na Cela!

Data:

Partilhar artigo:

A Festa da Fruta, ou “Mostra Hortofrutícola” para os visitantes das primeiras edições, promete voltar a encher a vila da Cela com milhares de pessoas vindas de todos os pontos do País, entre amanhã e domingo (de 5 a 7).

A Festa da Fruta, ou “Mostra Hortofrutícola” para os visitantes das primeiras edições, promete voltar a encher a vila da Cela com milhares de pessoas vindas de todos os pontos do País, entre amanhã e domingo (de 5 a 7).
Em anos anteriores, os festejos têm sido visitados por cerca de dez mil pessoas, durante os três dias, e chega mesmo a ser um dos eventos mais procurados no concelho de Alcobaça. Só muda a rua desde o ano de 1984, a qualidade do evento tende a ser cada vez melhor.
Os dias que antecedem o evento são bastante atarefados para a organização, participantes e fruticultores da freguesia da Cela. A organização trata do espaço onde se desenvolve os festejos e contacta os participantes para que tudo esteja pronto no tão aguardado dia em que inicia a festa, os participantes preparam e decoram a sua tasquinha ou stand para receber e servir da melhor forma os milhares de visitantes, e os fruticultores embalam a sua fruta para exposição e venda durante o certame.
De amanhã a domingo, a Rua General Humberto Delgado e a Rua de Santa Bárbara recebem mais uma edição da Festa da Fruta, que inicia com a entrega da fruta pelos produtores, seguindo-se a abertura da exposição e das tasquinhas.
Além das conhecidas ofertas, este ano, as novidades são muitas! Pela primeira vez, o certame recebe uma mostra de artesanato de artesãos da freguesia da Cela e da Associação  de Artesanato Ofícios Tradicionais de Alcobaça (AAOTA). A tenda das tasquinhas conta com mais duas “tascas” do que o ano anterior, apresentando assim oito espaços de restauração e cerca de 700 lugares sentados, a exposição de fruticultura ganhou mais quatro stands de empresas relacionadas com o setor e o espaço recebe uma mostra de carros para venda, além dos já tradicionais equipamentos agrícolas e tratores.
A animação está garantida durante os três dias do certame de manhã à noite, com músicos da região. Após as atuações musicais no palco do certame, a festa continua no bar jovem, todas as noites, com djs do concelho de Alcobaça.
O “Passeio de Bicicletas Antigas Rota da Fruta”, já na sua 4.ª edição, e o “Passeio BTT com guia” voltam a percorrer as ruas da freguesia e atrair centenas de “apaixonados” pelas duas rodas.
A organização, a cargo da Junta de Freguesia da Cela e que tem o apoio da Câmara de Alcobaça, prevê que as visitas alcançem as dez ou doze mil pessoas, entre amanhã e domingo, e que os produtores da freguesia entreguem cerca de 300 caixas de fruta e mais alguns legumes para exposição. Na Cela, vai ser muita fruta durante os três dias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!