Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Habitante dos Pisões alerta para ninhos de vespa asiática

Data:

Partilhar artigo:

O pisoense Artur Ribeiro identificou nos últimos meses a presença de vespas asiáticas na figueira da sua residência, nos Pisões. Na União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) começam a surgir relatos da presença dos insetos, mas o executivo da Junta afirma que “não existem razões para alarmismos”.

O pisoense Artur Ribeiro identificou nos últimos meses a presença de vespas asiáticas na figueira da sua residência, nos Pisões. Na União de Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM) começam a surgir relatos da presença dos insetos, mas o executivo da Junta afirma que “não existem razões para alarmismos”.

“Creio que há um ninho na figueira ou naquela zona. Elas entram nos figos e é aí que aproveito para matá-las”, sublinha. Com recurso a um maçarico, o homem, de 81 anos, tenta eliminar quaisquer vestígios do inseto, mas afirma que “aparecem sempre outras e talvez seja impossível eliminar o enxame sozinho”. O pisoense assegura que os insetos não são violentos “se deixados em paz”, mas que atingem uma velocidade “alucinante” e que, quando ameaçadas, produzem um “barulho impossível de ignorar”. “Até agora não ouvi falar de nenhum ataque na zona, mas tenho um certo receio porque tenho crianças a brincar no jardim e nunca se sabe”, confessa. Até à data Artur Ribeiro não contactou as autoridades competentes ou a Junta, mas afirma estar seguro que se trata da espécie predadora da abelha europeia devido ao “inconfundível tom amarelo torrado no rabo e pela cabeça negra e de maiores dimensõesquando comparadas às abelhas normais”. 

Região de Cister - Assine já!

Este não é o primeiro caso registado na região. No passado mês de janeiro foi encontrado um ninho de vespas asiáticas na zona do Mato do Pinheiro. O exemplar foi prontamente retirado do local pelas autoridades e a Junta assegura não existirem razões para alarme. “Temos registado algumas ocorrências na região, mas nada de muito recorrente”, reitera Valter Ribeiro, presidente da União de Freguesias de Pataias e Martingança. “Sempre que é registada uma ocorrência, esta é encaminhada para a Proteção Civil, que é a única autoridade que pode atuar nestes casos”, acrescenta. De acordo com o autarca, os agentes deslocam-se ao local para averiguar e tomar as devidas diligências, mas “as situações têm sido resolvidas de forma calma e os cidadãos têm colaborado”. Com o intuito de evitar sobressalto, a UFPM tem promovido uma campanha para esclarecer e alertar a população sobre os perigos daquela espécie e para informar as pessoas sobre os procedimentos a tomar caso seja encontrado algum ninho daquelas vespas.

Para além do contacto com a Junta, a população deve ainda recorrer à plataforma eletrónica SOS Vespa, criada para apoiar a identificação e o controlo da vespa velutina no País. E alerta ser de extrema importância que a população não tente retirar os ninhos de forma autónoma.

Em Portugal a reprodução deste animal estava circunscrita a alguns concelhos do norte, mas desde 2017 tem sido registada a presença de exemplares em vários pontos.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!