Médico de Pataias coordena unidade de referência no País

Edgar Amorim, natural de Pataias, médico especialista em cirurgia geral, é coordenador da unidade de referência do cancro colorretal do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

O antigo residente na Alva (à esquerda na foto) lidera aquele que é o único centro de referência reconhecido pelo Ministério da Saúde no Algarve e Baixo Alentejo.

A unidade de saúde, certificada desde 2018, trata cerca de quatro centenas de doentes da região sul do País, sendo que procuram aquele centro cerca de cem pessoas por ano.

Em declarações ao jornal Sul Informação, o médico formado na Universidade de Coimbra explica que “a criação dos centros de referência foi uma aposta do Ministério da Saúde em 2015”, através da criação de condições para que num único local se concentrem equipas altamente diferenciadas e treinadas para conseguir bons resultados”.

O Centro de Referência do Cancro do Reto do Centro Hospitalar Universitário do Algarve é formado por uma equipa multiprofissional, que junta médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas e gestores. Estão envolvidos clínicos de diferentes especialidades, nomeadamente da anatomia patológica, cirurgia geral, gastrenterologia, oncologia médica, radiologia e radioncologia.

O centro coordenado pelo pataiense garante uma qualidade ao nível de unidades semelhantes em outros países da Europa e tem a vantagem de estar ligado à Universidade do Algarve.