Projeto documental da fotógrafa Sara Leonardo publicado em livro

O resultado do projeto documental “Festival em Tempo de Pandemia”, de Sara Leonardo, foi lançado em livro, no Mosteiro de Alcobaça, no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Editado pela Edições Escafandro, a publicação reúne as melhores imagens captadas pela lente da fotógrafa durante as últimas duas edições do Cistermúsica, propondo uma viagem pelos bastidores e dando a conhecer cada passo da realização do Festival de Música de Alcobaça, vivida num contexto excepcional devido à pandemia. 

Numa seleção de cerca de 200 fotografias, o livro recorda os concertos mais marcantes e os artistas que passaram pelo palco do Cistermúsica, revelando momentos da produção, dos voluntários e do público, numa realidade de adaptação e alteração de costumes, que estiveram atrás das câmaras. Nas fotografias existem alguns valores simbólicos que a autora quis realçar. É o caso do verde, de “esperança”, e do vermelho, alusivos à “pátria”, ou do azul a representar a “calmaria”, mas que antevê uma “tempestade” (guerra). Já a “luz” e a “sombra” no Mosteiro são elementos representativos dos tempos vividos em pandemia e o “silêncio” simboliza um “momento de pausa” e de “reflexão”.

“Além de ser um documento fotográfico da experiência vivida no Cistermúsica, esta publicação é, também, uma homenagem a todos aqueles que por lá passaram e que, apesar de todas as contingências, graças à sua determinação e força de vontade, conseguiram realizar um grande festival de música”, sublinha Sara Leonardo ao REGIÃO DE CISTER. Quando idealizou o lançamento do livro, a fotógrafa imaginou fazê-lo quando a pandemia passasse a fazer parte da história do passado. “Ainda a estamos a vivenciar, mas acredito que na próxima edição do Cistermúsica tudo volte a decorrer dentro da normalidade”, destaca. 

O livro pode ser adquirido através das redes sociais ou do e-mail da fotógrafa (saramleonardo@gmail.com) e no site www.festivaltempospandemia.com/pt.