Quarta-feira, Abril 30, 2025
Quarta-feira, Abril 30, 2025

Projeto documental da fotógrafa Sara Leonardo publicado em livro

Data:

Partilhar artigo:

O resultado do projeto documental “Festival em Tempo de Pandemia”, de Sara Leonardo, foi lançado em livro, no Mosteiro de Alcobaça, no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O resultado do projeto documental “Festival em Tempo de Pandemia”, de Sara Leonardo, foi lançado em livro, no Mosteiro de Alcobaça, no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Editado pela Edições Escafandro, a publicação reúne as melhores imagens captadas pela lente da fotógrafa durante as últimas duas edições do Cistermúsica, propondo uma viagem pelos bastidores e dando a conhecer cada passo da realização do Festival de Música de Alcobaça, vivida num contexto excepcional devido à pandemia. 

Região de Cister - Assine Já!

Numa seleção de cerca de 200 fotografias, o livro recorda os concertos mais marcantes e os artistas que passaram pelo palco do Cistermúsica, revelando momentos da produção, dos voluntários e do público, numa realidade de adaptação e alteração de costumes, que estiveram atrás das câmaras. Nas fotografias existem alguns valores simbólicos que a autora quis realçar. É o caso do verde, de “esperança”, e do vermelho, alusivos à “pátria”, ou do azul a representar a “calmaria”, mas que antevê uma “tempestade” (guerra). Já a “luz” e a “sombra” no Mosteiro são elementos representativos dos tempos vividos em pandemia e o “silêncio” simboliza um “momento de pausa” e de “reflexão”.

“Além de ser um documento fotográfico da experiência vivida no Cistermúsica, esta publicação é, também, uma homenagem a todos aqueles que por lá passaram e que, apesar de todas as contingências, graças à sua determinação e força de vontade, conseguiram realizar um grande festival de música”, sublinha Sara Leonardo ao REGIÃO DE CISTER. Quando idealizou o lançamento do livro, a fotógrafa imaginou fazê-lo quando a pandemia passasse a fazer parte da história do passado. “Ainda a estamos a vivenciar, mas acredito que na próxima edição do Cistermúsica tudo volte a decorrer dentro da normalidade”, destaca. 

O livro pode ser adquirido através das redes sociais ou do e-mail da fotógrafa (saramleonardo@gmail.com) e no site www.festivaltempospandemia.com/pt.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!