Quarta-feira, Dezembro 11, 2024
Quarta-feira, Dezembro 11, 2024

Projeto documental da fotógrafa Sara Leonardo publicado em livro

Data:

Partilhar artigo:

O resultado do projeto documental “Festival em Tempo de Pandemia”, de Sara Leonardo, foi lançado em livro, no Mosteiro de Alcobaça, no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O resultado do projeto documental “Festival em Tempo de Pandemia”, de Sara Leonardo, foi lançado em livro, no Mosteiro de Alcobaça, no dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Editado pela Edições Escafandro, a publicação reúne as melhores imagens captadas pela lente da fotógrafa durante as últimas duas edições do Cistermúsica, propondo uma viagem pelos bastidores e dando a conhecer cada passo da realização do Festival de Música de Alcobaça, vivida num contexto excepcional devido à pandemia. 

Região de Cister - Assine Já!

Numa seleção de cerca de 200 fotografias, o livro recorda os concertos mais marcantes e os artistas que passaram pelo palco do Cistermúsica, revelando momentos da produção, dos voluntários e do público, numa realidade de adaptação e alteração de costumes, que estiveram atrás das câmaras. Nas fotografias existem alguns valores simbólicos que a autora quis realçar. É o caso do verde, de “esperança”, e do vermelho, alusivos à “pátria”, ou do azul a representar a “calmaria”, mas que antevê uma “tempestade” (guerra). Já a “luz” e a “sombra” no Mosteiro são elementos representativos dos tempos vividos em pandemia e o “silêncio” simboliza um “momento de pausa” e de “reflexão”.

“Além de ser um documento fotográfico da experiência vivida no Cistermúsica, esta publicação é, também, uma homenagem a todos aqueles que por lá passaram e que, apesar de todas as contingências, graças à sua determinação e força de vontade, conseguiram realizar um grande festival de música”, sublinha Sara Leonardo ao REGIÃO DE CISTER. Quando idealizou o lançamento do livro, a fotógrafa imaginou fazê-lo quando a pandemia passasse a fazer parte da história do passado. “Ainda a estamos a vivenciar, mas acredito que na próxima edição do Cistermúsica tudo volte a decorrer dentro da normalidade”, destaca. 

O livro pode ser adquirido através das redes sociais ou do e-mail da fotógrafa (saramleonardo@gmail.com) e no site www.festivaltempospandemia.com/pt.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Incêndio deflagrou em habitação em Vale de Maceira e deixou família desalojada

Um incêndio deflagrou numa habitação em Vale de Maceira, em Alfeizerão, na noite desta sexta-feira, deixando uma mulher...

Misericórdia de Aljubarrota procura “padrinhos” para pequenos gestos

A Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota está à procura de pessoas que possam apadrinhar as prendas de...

Disparam os pedidos de ajuda alimentar à Cáritas Paroquial de Alcobaça

A Cáritas Paroquial de Alcobaça tem apoiado cada vez mais pessoas carenciadas a encher o frigorífico. Desde o...

Região contribuiu com 18 toneladas de alimentos para Banco Alimentar

Os concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós recolheram mais de 18 toneladas (18.656 quilos) de bens...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!