Revista Time Out destaca trabalho do pianista Daniel Bernardes

A revista Time Out classificou o alcobacense Daniel Bernardes como um dos 12 pianistas de jazz portugueses que “precisa de ouvir”. A lista daquela publicação lisboeta é encabeçada por Mário Laginha e integra nomes como o já desaparecido Bernardo Sassetti, culminando com o autor de “Nascem da terra”.

Para a Time Out, Daniel Bernardes “tem os interesses eclécticos e o percurso sem respeito por fronteiras típicos dos jazzmen da nova geração”. “Estudos de piano clássico, cursos de composição com Stockhausen e Emmanuel Nunes, colaborações regulares com músicos de jazz, formação de duo piano + vibrafone dedicado à reinterpretação de Radiohead, recriação da música de José Afonso e carlos Paredes em piano solo, concerto multimédia a partir das recolhas de música tradicional de Michel Giacometti”, elenca a revista.

É salientando ainda o eclectismo do pianista, que convergiu em “Nascem da Terra” (2013), o disco “em trio com o contrabaixista António Quintino e o baterista Joel Silva (mais o colorido pontual do violoncelo de Raquel Merrelho) e feito de melodias límpidas e cuidadosamente torneadas e dominado por uma atmosfera solene e elegíaca”.