Alcobacenses contam e ilustram história do rock aos mais novos

Sabia que Mick Jagger e Keith Richards andaram juntos na escola primária mas só se tornaram amigos na adolescência, quando se voltaram a encontrar? Mick Jagger já tinha uma banda à qual Keith se juntou e, mais tarde, entrou Brian Jones e, após várias mudanças, formaram finalmente os Rolling Stones. Esta é um dos vários “capítulos” d’”A História do Rock (para pais fanáticos e filhos com punkada)”, que será apresentado a 1 de dezembro, às 16 horas, no Armazém das Artes, em Alcobaça. 

O livro, editado pela Edições Escafandro, apresenta as principais figuras do rock dos últimos 70 anos. Rita Nabais pesquisou e escreveu e Joana Raimundo ilustrou as principais bandas e músicos, produzindo o primeiro livro do género publicado em Portugal. Foram escolhidos cerca de 150 artistas e bandas, desde a década de 1950 à atualidade.

No livro para crianças, mas que os adultos também podem ler, encontram-se descrições detalhadas, fichas biográficas e curiosidades sobre bandas e músicos tão diferentes como Beach Boys ou Metallica, U2 ou Sonic Youth, Elvis Presley ou Nirvana. São ainda acrescentadas sugestões de nomes de outros artistas e de músicas e uma apresentação por categorias, porque “há movimentos na música que se cruzam e são contemporâneos”, escreve a editora.

“Não se encontram livros específicos sobre o rock para crianças. Ou são muito infantis ou são sobre música em geral. Queríamos ter um livro com bandas que marcaram de forma definitiva a história do rock”, resume a alcobacense, professora de Inglês e de Português, que explorou os diversos caminhos do rock, focando-se na música internacional. A autora, que foi jurada do Concurso de Música Moderna de Alcobaça e que organizou vários eventos culturais, saraus, concertos e ciclos de cinema, explica que a ideia foi contar algumas das histórias mais engraçadas ou que pudessem suscitar a atenção das crianças, deixando de lado o lado mais negro do rock, nomeadamente o consumo de drogas de alguns dos artistas selecionados.

A Joana Raimundo coube a difícil tarefa de ilustrar 147 bandas e/ou artistas. “Foi um desafio muito grande por várias razões. Envolveu muita pesquisa e algumas das bandas/artistas não conhecia de todo e, além disso, o retrato ou a caricatura não é algo que faça com muita regularidade. Foi, por isso, uma capacidade que tive que desenvolver também”, relata a ilustradora, com pós-graduação em Ilustração para Publicações Infantis e Juvenis pelo Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona.

“A História do Rock (para pais fanáticos e filhos com punkada)” é o segundo livro de uma coleção de enciclopédias pensada para os mais pequenos, depois de a Escafandro ter editado o “Bestiário Tradicional Português”, com textos de Nuno Matos Valente e ilustrações de Natacha Costa Pereira, no Halloween no ano passado. “Sempre quisemos fazer coisas que os outros não fazem. Há bastantes temas que não foram explorados e com linguagem que apelem às crianças e aos jovens”, frisou Nuno Matos Valente, autor e fundador da Escafandro. O facto é que esta história do rock “não deixa uma pedra por levantar, por mais pesada que seja”.