Empresa australiana quer furo de gás em Aljubarrota em 2019

Uma empresa australiana de exploração de petróleo e gás quer fazer um furo de prospeção de gás natural em Aljubarrota. A Australis, uma das empresas que, em 2015, assinou um contrato de concessão para explorar petróleo e gás na região da Batalha, prevê avançar em 2019 com a perfuração do subsolo da freguesia de Aljubarrota para tentar descobrir gás natural em volumes comercialmente relevantes.

Segundo o jornal Expresso, o plano de trabalho e um estudo ambiental foram enviados à Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Agora, as duas entidades terão de decidir se é necessária uma avaliação de impacto ambiental. O relatório está em consulta pública até 11 de maio. 

Os trabalhos de preparação da perfuração em Aljubarrota deverão durar entre dois e três meses e envolver duas dezenas de funcionários, mas durante as sondagens poderá envolver cerca de meia centena de pessoas. No terreno, o furo será de 3.200 metros na vertical, seguido de uma outra perfuração na horizontal com um alcance de 300 a 700 metros. Não se sabe qual será a empresa que vai levar a cabo os trabalhos. 

Aljubarrota já tem um histórico de trabalhos de pesquisa de gás natural, mas a empresa acabou por abandonar a prospeção e desmantelar a plataforma (na fotografia).