Quarta-feira, Janeiro 14, 2026
Quarta-feira, Janeiro 14, 2026

Maria do Carmo Martins preside Cooperativa Agrícola de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

Maria do Carmo Martins foi eleita no final do mês de janeiro presidente da Direção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça para o próximo triénio. A lista única apresentada em assembleia-geral, encabeçada pela engenheira agrónoma, obteve 60 votos a favor, 1 nulo e 2 brancos, num total de 63 sócios votantes.

Maria do Carmo Martins foi eleita no final do mês de janeiro presidente da Direção da Cooperativa Agrícola de Alcobaça para o próximo triénio. A lista única apresentada em assembleia-geral, encabeçada pela engenheira agrónoma, obteve 60 votos a favor, 1 nulo e 2 brancos, num total de 63 sócios votantes.

A secretária-geral e técnica de fruticultura do Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), em Alcobaça, assumiu o cargo de vogal nos últimos três anos da Direção da Cooperativa, o que lhe permitiu “ter uma primeira experiência em órgãos de direção, conhecer por dentro a instituição, desde a história aos princípios de cooperativismo, e aprender muito com o Dr. Manuel Castelhano”, enumera a dirigente, que sucede no cargo precisamente a Manuel Castelhano, que liderou a Cooperativa Agrícola nos últimos nove anos.

Região de Cister - Assine Já!

Em declarações ao REGIÃO DE CISTER, o agora presidente do Conselho Fiscal declarou que “não pretende perpetuar-se nos cargos que ocupa”, razão pela qual criou uma equipa “altamente qualificada” para que este ano um dos elementos pudesse assumir a liderança de uma das instituições mais importantes do concelho.

A transferência de conhecimento para aumentar competitividade e enfrentar os novos desafios da agricultura, nomeadamente as alterações climáticas, é um dos principais objetivos da atual Direção, composta por Rodrigo Martins (vice-presidente), Paula Malojo (secretária), Tiago Dias e José Rafael (vogais).

Por outro lado, outras das metas para os próximos três anos passam por “aumentar a produção agrícola, sendo que o desafio é produzir mais para mais pessoas”, e “dar mais informação ao consumidor, que é cada vez mais exigente e quer saber todos os processos”.

No plano de atividades para o próximo triénio destacam-se o “estreitamento de relações com a atual vereação da Câmara de Alcobaça, em particular com o Pelouro de Desenvolvimento Rural”, a “criação de medidas a curto e a longo prazo, em parceria com a autarquia, para a utilização e rentabilização da água” e ainda a “criação de um campo experimental, onde serão desenvolvidas práticas que possam ajudar os agricultores”. Está já sinalizado um terreno na Maiorga, que poderá também incentivar a criação de uma associação de regantes naquela freguesia. Está ainda prevista a criação de um consórcio entre a Cooperativa, o COTHN e a Universidade de Coimbra para criar um centro de experimentação de máquinas agrícolas nas instalações da Cooperativa Agrícola de Alcobaça. “Não existe um espaço para estes fins e a criar-se, Alcobaça poderá servir de região-piloto”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Frederico Santos: “Objetivo é afirmar o Cister SA como referência nacional na formação”

Com um notável currículo no andebol, Frederico Santos assumiu a coordenação técnica do Cister SA no início...

Natércia Inácio publica novo conto que promove leitura, saúde e inclusão

Cerca de quatro anos depois de lançar “A Sereia Isobella”, Natércia Inácio está de regresso com mais...

Rafael Alves vence 13.ª edição do The Voice Portugal

Rafael Alves, da equipa de Sónia Tavares, foi o vencedor da 13.ª temporada do programa The Voice Portugal....

Empresas de Alcobaça batem recorde histórico de exportações

 O concelho de Alcobaça registou, em outubro de 2025, o valor mensal mais alto de exportações desde janeiro...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!