Sexta-feira, Março 29, 2024
Sexta-feira, Março 29, 2024

MD Plastics culpabiliza Câmara da Nazaré por prejuízos

Data:

Partilhar artigo:

A MD Plastics acusa a Câmara da Nazaré de não entregar as infraestruturas elétricas de média tensão à EDP na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, impossibilitando, deste modo, a ligação da empresa à rede pública, mesmo depois de ter sido notificada da sentença e do acordão do Tribunal Central Administrativo do Sul.

A MD Plastics acusa a Câmara da Nazaré de não entregar as infraestruturas elétricas de média tensão à EDP na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, impossibilitando, deste modo, a ligação da empresa à rede pública, mesmo depois de ter sido notificada da sentença e do acordão do Tribunal Central Administrativo do Sul.

A empresa responsabilizou diretamente, esta sexta-feira, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara pelo sucedido, acusando inclusivamente Walter Chicharro de ter “rasurado” uma minuta relativamente ao contrato de cedência das infraestruturas elétricas à EDP Distribuição, “riscando a palavra propriedade” e “passando a estar apenas referido que entregava a posse”. A empresa diz que a medida é “inédita e isolada em todo o País”, lamentando ainda que a autarquia não acate uma sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria (TAF) e posteriormente, através de um acordão proferido na sequência do recurso apresentado pela autarquia, do Tribunal Central Administrativo do Sul.

Região de Cister - Assine já!

Uma vez que a empresa se viu obrigada a recorrer a geradores, não conseguindo ainda assim tirar partido de toda a capacidade instalada, a administração da MD Plastics afirma que está a ter prejuízos diretos de 60 mil euros por mês, acumulados desde novembro do ano passado, devido aos custos com os equipamentos e combustível. “Os prejuízos acumulados levam também à questão da preservação dos 90 postos de trabalho, que já seriam cerca de 130/140 se o problema estivesse resolvido”, notou Manuel Domingues, um dos sócios-gerentes da empresa. “Estamos a ser vítimas de um diferendo entre a Câmara e a EDP”, sublinhou o empresário, esperando que “a autarquia tenha a sensibilidade para o problema e para as famílias que trabalham na empresa”.

Entretanto, a MD Plastics já apresentou no TAF de Leiria um processo de execução coerciva de sentença, até ao momento sem decisão. “Tínhamos intenção de aumentar a área e crescer o projeto, mas neste momento estamos amputados, sendo obrigados a repensar o nosso projeto estratégico”, retorquiu Nuno Cipriano, também sócio-gerente da empresa.

Em comunicado, a autarquia alega questões legais para não proceder a entrega do titulo de propriedade das infraestruturas, por entenderem os serviços jurídicos que isso configura uma ilegalidade. “Não existe qualquer decisão judicial definitiva, o Município não se conforma com a decisão, e está a analisar a reação à mesma”, lê-se. O município garante ainda ter disponibilizado, desde novembro de 2015, o uso da infraestrutura à empresa, para uso exclusivo em ramal, tendo reiterado essa disponibilidade em julho de 2016, afirmando não ter, no entanto, recebido qualquer manifestação de interesse da mesma.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!