Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Região integra projeto de investigação de fornos de cal

Data:

Partilhar artigo:

A União de Freguesias de Pataias e Martingança aderiu, recentemente, ao Forcal, um projeto de investigação arqueológica para o estudo dos fornos de cal.

A União de Freguesias de Pataias e Martingança aderiu, recentemente, ao Forcal, um projeto de investigação arqueológica para o estudo dos fornos de cal.

O estudo tem como objetivo “inventariar e estudar os fornos de cal artesanais a nível nacional” e será desenvolvido por Fernando Silva, especialista em antropologia e arqueologia, e apoiado pela Direção-Geral do Património Cultural. Os fornos de cal são um dos ícones históricos daquela freguesia, tanto assim é que o brasão da vila de Pataias tem um forno de cal desenhado.

Região de Cister - Assine já!

Entretanto, a União de Freguesias de Pataias e Martingança está a organizar uma visita guiada à Mina do Azeche e aos fornos de cal. O evento, agendado para o próximo dia 23 de setembro, integra a programação das Jornadas Europeias do Património, organizadas pela Direção-Geral do Património Cultural. As inscrições para as visitas são gratuitas, mas obrigatórias.

Este ano, as jornadas são dedicadas ao tema “Património e Natureza”, tendo programadas dezenas de eventos nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, como tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!