Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Câmara da Nazaré encomenda estudo para melhorar trânsito

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré encomendou um estudo sobre a mobilidade e tráfego na Nazaré, no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano, para “procurar mitigar” o trânsito caótico que se verifica em épocas específicas do ano, como o mês de agosto.

A Câmara da Nazaré encomendou um estudo sobre a mobilidade e tráfego na Nazaré, no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano, para “procurar mitigar” o trânsito caótico que se verifica em épocas específicas do ano, como o mês de agosto.

As complicações na fluidez de trânsito são antigas e, nas palavras de Walter Chicharro, “o terreno não cresce” para criar novas soluções de estacionamento. No entanto, o presidente da Câmara da Nazaré adianta que, este ano, a autarquia procurou novos espaços para a criação de estacionamento. É o caso de um terreno na embocadura do Porto de Abrigo da Nazaré. 

Região de Cister - Assine já!

Em caso de emergência, há uma “forte cooperação” entre os Bombeiros Voluntários da Nazaré e a PSP, defende João Paulo Estrelinha. O responsável pela Proteção Civil da Nazaré refere que antes da época balnear as autoridades fazem o “trabalho de casa” para que tudo “corra com naturalidade”.

Em situações mais anormais, como um incêndio, explica o também comandante dos Bombeiros, “há sempre coordenação com a PSP” para fazer chegar os meios de socorro ao local necessário, “independentemente dos problemas de fluidez do trânsito”. “A terra é pequena e os acessos ao centro histórico são como são, há pouco a fazer, mas felizmente temos tudo planeado para responder a qualquer eventualidade”, refere.

As obras de requalificação da avenida marginal, uma das bandeiras da recandidatura de Walter Chicharro, são alvo de crítica e apontadas como “destruidoras” de vários lugares de estacionamento em frente ao mar. No entanto, o presidente da Câmara da Nazaré defende que estão a ser pensadas mais soluções para criar estacionamento da vila. Uma dela passa pela remodelação da Avenida do Município, que terá locais para o estacionamento de autocarros, e a Avenida da Independência.

PSP passou mais de 500 multas de estacionamento desde o início do verão

A PSP da Nazaré efetuou, desde o passado dia 21 de junho, 554 multas, quatro reboques e dois bloqueamentos de viaturas no que toca a infrações de estacionamento. Em média, os agentes da PSP autuaram mais de nove veículos por estacionamento indevido. Este número é inferior à média de atuação daquela autoridade em verões anteriores. No ano passado, a PSP da Nazaré multou, em média, 12,8 condutores por dia e 13,2 em 2015. No total, a Polícia de Segurança Pública registou quase duas mil infrações, um número que também diminuiu, em proporção, com as 3.232 multas em 2016 e 3.092 em 2015.

Há, ainda, outro dado relevante na ação da PSP durante o verão. Entre os meses de junho e setembro do ano passado, registaram-se 12 reboques de viaturas mal estacionadas enquanto até ao passado dia 23 tinham sido apenas quatro veículos rebocados. O comandante António Caroça defende que a PSP e a autarquia trabalham em conjunto para “mitigar” os problemas de trânsito.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!