Quarta-feira, Julho 16, 2025
Quarta-feira, Julho 16, 2025

PS/Alcobaça quer discutir Plano Municipal de Educação

Data:

Partilhar artigo:

O PS/Alcobaça encontra-se preocupado com a educação no concelho, mas também com os constrangimentos e os problemas que surgem nas escolas, considerando que é fundamental discutir o Plano Municipal de Educação.

O PS/Alcobaça encontra-se preocupado com a educação no concelho, mas também com os constrangimentos e os problemas que surgem nas escolas, considerando que é fundamental discutir o Plano Municipal de Educação.

Esta posição surgiu após uma reunião de trabalho dos socialistas, em que participou a deputada Odete João, vice-líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar da Educação.

Região de Cister - Assine já!

Natália Serrazina, membro da Assembleia Municipal, o sistema atual “traçou um quadro negro das AECS no concelho de Alcobaça” e além disso, chamou “ a atenção para as deficiências e carências do atual sistema”. Também os autarcas socialistas António Calaxa e Fernando Azeitona põem em causa a “forma atual de gestão das escolas, o que se reflete na qualidade do ensino e das escolas enquanto espaço, concluindo que quem fica a perder são os alunos”.

A vereadora na Câmara de Alcobaça, Eugénia Rodrigues, entende “que a postura economicista do Governo e nomeadamente do município de Alcobaça roça no desleixo, o que leva a que a qualidade de educação tenha baixado drasticamente”. No entanto, o vereador José Canha pensa “que hoje em dia não se valoriza o papel dos professores e que a gestão municipal das escolas, com a possibilidade de escolha diferenciada dos currículos, é caminho melindroso e que pode ser perigoso.”

“Os mega centros escolares, as escolas  e o atual modelo já contruídos e implementados já permitem tirar ilações sobre os constrangimentos e problemas da novas funções e responsabilidades partilhadas. É também importante discutir a carta de educação concelhia, rever as escolas cujo encerramento ou construção esteja planeado”, afirma o líder do PS/Alcobaça, César Santos, que entende ser “chegado o momento de envolver todos no futuro das crianças e garantir uma educação séria, profissional al e que eduque e prepare as gerações futuras”.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!