Domingo, Janeiro 26, 2025
Domingo, Janeiro 26, 2025

Humberto Delgado homenageado na Cela Velha

Data:

Partilhar artigo:

No dia em que se comemora os 41 anos da revolução dos cravos, na Cela Velha conjugou-se a assinalação do cinquentenário da morte de Humberto Delgado com a inauguração das obras de requalificação da praça com o seu nome.

No dia em que se comemora os 41 anos da revolução dos cravos, na Cela Velha conjugou-se a assinalação do cinquentenário da morte de Humberto Delgado com a inauguração das obras de requalificação da praça com o seu nome.

A família do General Sem Medo juntou-se aos locais e aos visitantes numa homenagem a uma das maiores figuras do combate à ditadura do Estado Novo. A cerimónia começou com a interpretação do Hino Nacional pela Academia de Música de Alcobaça e prosseguiu com as palavras de Iva Vieira, afilhada de Iva Delgado, e Frederico Delgado Rosa, neto de Humberto Delgado.

Região de Cister - Assine já!

“A Cela Velha orgulha-se de Humberto Delgado”, começou por dizer Frederico Delgado Rosa, antropólogo de vocação e professor universitário de profissão. O neto do General referiu que a localidade da freguesia da Cela era o “local que Humberto Delgado mais gostava” e onde se sentia mais em casa. O presidente da Junta, Paulo Mateus, e o presidente da Câmara, Paulo Inácio, tiveram oportunidade de saudar a memória e a importância da figura de Humberto Delgado e congratularam-se pela concretização do projeto de melhoramento da praça. As homenagens foram saudadas pelos ares com os já habituais sobrevoos de aviações do Aeroclube de Leiria, que animaram os céus acinzentados.

Depois das cerimónias protocolares na Praça, a homenagem prosseguiu no edifício “A Fábrica”, instalações do Rancho Papoilas do Campo da Cela Velha, com a apresentação do livro “Meu Pai, o General Sem Medo – Memórias – de Iva Delgado”. Coube ao nazareno Álvaro Laborinho Lúcio, ministro da Justiça em 1990, apresentar o livro de Iva Delgado e fê-lo com natural eloquência, destacando a importância deste livro: “esta obra fala da história pequena que ajuda a perceber a história maior que todos conhecemos que é o trabalho de Humberto Delgado”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Há um negócio de mirtilos a dar frutos na… Maiorga

A probabilidade de haver mirtilos biológicos a nascer nos campos da Maiorga é quase tão reduzida como uma...

José Ferreira é o novo provedor da Misericórdia de Porto de Mós

José Ferreira tomou posse como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós, no passado dia...

Aprovada aplicação de taxa municipal turística na Nazaré sob protesto da oposição

O executivo da Nazaré aprovou, no passado dia 20, a aplicação da taxa municipal turística, que estabelece a...

Requalificação da Lagoa do Valado custa mais de 380 mil euros

O executivo municipal da Nazaré deu luz verde, no passado dia 20, ao projeto de requalificação da Lagoa...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!