Sábado, Setembro 5, 2026
Sábado, Setembro 5, 2026

Mário Zambujal assume-se embaixador de Alcobaça

Data:

Partilhar artigo:

O escritor Mário Zambujal foi a grande estrela da gala do Books & Movies, que decorreu este domingo no Cine-teatro de Alcobaça. O homenageado da 2.ª edição do festival prometeu ser um “propagandista” de Alcobaça, prometendo voltar.

O escritor Mário Zambujal foi a grande estrela da gala do Books & Movies, que decorreu este domingo no Cine-teatro de Alcobaça. O homenageado da 2.ª edição do festival prometeu ser um “propagandista” de Alcobaça, prometendo voltar.

O jornalista, que se disse “encantado com uma cidade e uma região que muitos portugueses deveriam conhecer melhor”, enalteceu a colaboração dos autores que participaram no festival, referindo “o dever de ser portador do que faz em Alcobaça”. “Não sei se sou merecedor desta homenagem, mas já merecia um fim de semana tão bem passado como este”, brincou o homenageado, que elogiou “as praias, a gastronomia, os vinhos de Alcobaça e o silêncio do Mosteiro que vem do fundo dos séculos”. Mário Zambujal assinou um acrílico, que ficará exposto no Cine-teatro de Alcobaça, à semelhança do que aconteceu no ano passado com Manoel de Oliveira.

Região de Cister - Assine já!

Na gala foi ainda atribuído o prémio monetário de 5 mil euros à vencedora do Prémio Internacional Books & Movies 2015, Helena Marina, que assinou o texto “Correio Aéreo – Correspondência entre duas cidades-amantes” com o pseudónimo Francisca Nováliono. O júri, composto pela vereadora Inês Silva e pelos escritores Raquel Ochoa e Tiago Salazar, justificou a escolha de um “roteiro de viagens original, que se confunde com uma antologia de cartas de amor, dirigidas a Curitiba e a Lisboa – cidades próximas quando o sol abre mas distantes em pequenos detalhes, como os azulejos das fachadas das casas de Lisboa e os sebos de Curitiba. É um texto claramente inspirado no mote do Município de Alcobaça – Dê lugar ao Amor, cidade dos eternos amantes Pedro e Inês”. 

“Se este concurso não existisse, nunca teria escrito o que escrevi sobre a minha viagem”, confessou a vencedora. “O prémio monetário vai-me permitir fazer uma nova viagem e se bem me conheço com essa viagem ha-de nascer outro projeto ou vários”, acrescentou Helena Marina, revelando que o que mais me inspirou foi o mote. “Nenhuma cidade se pode descrever pelos prédios ou por ter muitos jardins, o que nos fica sempre de uma cidade é aquilo que vivemos nela”, sublinhou.

Apresentada pela atriz beneditense Diana Marques Guerra, a gala foi abrilhantada pela Orquestra Books & Movies, composta por elementos da Banda Sinfónica de Alcobaça, dirigida pelo maestro Rui Carreira. Elementos da Academia de Dança de Alcobaça também participaram no espetáculo.

AD Footer

Artigos Relacionados

Nazaré refaz decisões sobre alojamento local após parecer

A Câmara da Nazaré voltou, na passada segunda-feira, a deliberar sobre o Regulamento Municipal para a Gestão Sustentável...

Movimento cívico retira 415 quilos de resíduos da Praia da Areeira

A Praia da Areeira, na Nazaré, foi palco de mais uma ação de limpeza promovida pelo movimento cívico...

Festa da Fruta regressa no fim de semana com animação musical e venda de fruta

A Festa da Fruta promete voltar a animar a Cela entre amanhã e domingo, mantendo o programa que...

Rossio de Pataias transforma-se em mercado da bagageira

Pataias recebe, no próximo dia 20, a primeira edição de um mercado de bagageira que vai transformar o...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!