Segunda-feira, Agosto 15, 2022
Segunda-feira, Agosto 15, 2022

Orquestra Gulbenkian brilha no Cistermúsica

Data:

Partilhar artigo:

A Orquestra Gulbenkian encheu a sala do Cine-teatro de Alcobaça esta sexta-feira, num concerto dirigido por António Saiote.

A Orquestra Gulbenkian encheu a sala do Cine-teatro de Alcobaça esta sexta-feira, num concerto dirigido por António Saiote.

Um dos momentos altos do concerto foi a atuação de Vladimir Tolpygo, vencedor do Prémio do Estoril 2014, que se juntou à Orquestra Gulbenkian para interpretar o Concerto para Violino e Orquestra em mi menor de Mendelssohn. “Foi uma oportunidade única e espetacular. É sempre uma honra tocar com esta Orquestra e foi um prazer enorme tocar neste festival, que está muito bem organizado”, contou o violinista português, elogiando “o ambiente e a acústica da sala do Cine-teatro”.

Numa alusão à mais famosa especialidade gastronómica de Alcobaça – o frango na púcara – a Orquestra Gulbenkian interpretou a sinfonia “A galinha” de Joseph Haydn. O concerto contou ainda com as obras A Morte de Manfred de Luís de Freitas Branco e Abertura em dó menor de João Domingos Bomtempo. “Foi um grande concerto, que teve excelentes momentos revelação. Aliás, foi muito mais do que um concerto”, sublinhou o maestro da noite, também jurado do Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (CIMCA). António Saiote deixou o repto: “Alcobaça tem grandes pergaminhos musicais e é bom que os mostre e que os honre”.

O Cistermúsica prossege, este sábado, com o consagrado Gould Piano Trio, três joias do repertório de trio com piano, às 21:30 horas, no Teatro Stephens, na Marinha Grande, e no Celeiro do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça na tarde de domingo, às 18 horas. Pelo meio, no sábado, às 22 horas, o Real Abadia Congress & Spa Hotel apresenta ‘Cool Cister’, primeira iniciativa da programação off, com os alunos do curso livre de Técnica Vocal da AMA e do Curso Profissional de Instrumentista de Jazz.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Instituições do concelho de Porto de Mós acolhem grupo de voluntários espanhóis

As instituições do concelho de Porto de Mós receberam, em julho, um grupo de 16 voluntários espanhóis. Vindos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!