Quarta-feira, Setembro 23, 2026
Quarta-feira, Setembro 23, 2026

Bodyboard: Mundial da Nazaré está a chegar

Data:

Partilhar artigo:

O Nazaré Pro arranca esta terça-feira e promete grandes emoções na Praia do Norte. Os nazarenos Teresa Almeida e Tó Cardoso (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré) recebem os melhores bodyboarders mundiais em… casa.

O Nazaré Pro arranca esta terça-feira e promete grandes emoções na Praia do Norte. Os nazarenos Teresa Almeida e Tó Cardoso (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré) recebem os melhores bodyboarders mundiais em… casa.

Foi na Praia do Norte que “nasceram” para o bodyboard. Foi naquelas ondas que desenvolveram o talento e aperfeiçoaram as manobras. Agora, aquela praia vai ser o palco de uma etapa do circuito mundial de bodyboard e eles vão ser verdadeiros anfitriões de alguns dos melhores atletas do Mundo. 

Região de Cister - Assine Já!

Para António Cardoso (Clube de Desportos Alternativos da Nazaré), mais conhecido no meio por Tó Cardoso, é um “orgulho e um privilégio” poder surfar o circuito mundial na Nazaré. É mesmo “um sonho de menino”, acrescenta o nazareno. A vimeirense Teresa Almeida (CDAN) prefere destacar que se sente “muito à vontade a surfar na Nazaré” e que isso lhe dá “motivação e segurança extra”.

O Nazaré Pro, última etapa no circuito feminino e penúltima no masculino, vai decorrer na Praia do Norte, já a partir do próxima terça-feira. O APB Tour atribuiu cinco estrelas a este evento, classificação máxima para provas desta natureza.

Os dois atletas do clube da Nazaré estão a participar pela primeira vez no circuito mundial na integra e a experiência não podia ser melhor. Tó Cardoso conta com um 4.º lugar no palmarés, logo na primeira etapa em Itacoatiara, Brasil, e ocupa, agora, a 10.ª posição do ranking geral. O objetivo inicial do atleta seria figurar entre os 16 primeiros mas, face aos bons resultados, fica “contente” se terminar entre os 10 melhores. Já Teresa Almeida ambiciona ficar entre as 8 primeiras classificadas, tendo ainda que melhorar o atual 10.º lugar da classificação geral.

Desde que foi “descoberta” pelo norte-americano Garrett McNamara, a Praia do Norte tem sido conhecida internacionalmente pelas suas ondas gigantes mas também há espaço para o bodyboard na Nazaré. As ondas nazarenas permitem “ganhar mais velocidade e projetar as manobras do bodyboard”, esclarece Tó Cardoso. O atleta garante que “é destas ondas que o circuito mundial precisa!”

AD Footer

Artigos Relacionados

Forte de São Miguel Arcanjo acolhe encontro da Turismo Centro de Portugal com jornalistas

O Forte de São Miguel Arcanjo recebe, no próximo dia 21 de setembro, um encontro com a imprensa...

Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré contou com 80 mil pessoas

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Nazaré, que este ano voltaram ao Terreiro, no Sítio da...

Confraria quer criar rede mundial de devoção mariana

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré quer criar uma rede internacional que aproxime os mais de 400...

Valter Rodrigues é o novo coordenador da Iniciativa Liberal no concelho

O Núcleo Territorial de Alcobaça da Iniciativa Liberal (IL) realizou, no sábado passado, as eleições internas, das quais...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!