Sábado, Junho 13, 2026
Sábado, Junho 13, 2026

Colóquio sobre Claraval este sábado na Biblioteca

Data:

Partilhar artigo:

Alcobaça recebe, este sábado, o IX ‘Centenário da fundação de Claraval’. O colóquio vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal, entre as 9 e as 17:30 horas. 

Alcobaça recebe, este sábado, o IX ‘Centenário da fundação de Claraval’. O colóquio vai decorrer no auditório da Biblioteca Municipal, entre as 9 e as 17:30 horas. 

Em torno deste centenário, promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Câmara de Alcobaça e da Associação dos Amigos do Mosteiro (AMA), estarão reunidos nove especialistas para falar sobre Bernardo de Claraval e da filosofia que se espalhou por toda a Europa.

Região de Cister - Assine já!

Durante a manhã deste sábado, os temas serão apresentados por Amílcar Coelho, Rui Rasquilho e António Maduro, Pedro Gomes Barbosa, Maria Alegre Marques e Aurélio de Oliveira. 
Há tarde, a partir das 15 horas, Saul Gomes, Maria do Céu Tereno, Marízia Pereira e Maria Monteiro, Luís Repas e André Santos são os oradores presentes. 

Através deste colóquio, a organização pretende recordar a importância da Ordem de Cister. “Um mosteiro é, antes de tudo, um projeto religioso, uma via para a perfeição, um caminho para o encontro com Deus. Assim sendo, a Regra deveria ter apenas uma única interpretação e os costumes litúrgicos serem os mesmos para todo o cenóbio”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.

Os participantes no final do colóquio podem requisitar certificado de presença à organização. Um dia para aprender sobre uma Ordem que tanto marcou a região.

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro histórias, uma certeza: a arte pode (mesmo) salvar

Há coisas sobre as quais nos detemos em busca de uma explicação, mas que teimam não ter uma...

Dezenas de pessoas marcaram presença na inauguração pública do Centro Cultural de Turquel

O novo Centro Cultural de Turquel (CCT) foi inaugurado na tarde do passado sábado, no âmbito das Festas...

Conclusão das obras no IC9 previstas para setembro

Os constrangimentos provocados pelo encerramento do IC9 são uma realidade que tem assolado diariamente os habitantes do concelho...

Projeto de aluno da EPN procura transformar a mobilidade em Portugal

Uma cadeira de rodas de 180 quilos e um País com lacunas profundas ao nível da acessibilidade. Foi...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!