Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Desporto: 2015 foi ano de afirmação internacional

Data:

Partilhar artigo:

O ano que está prestes a terminar foi pródigo em notícias de desporto, mas não restam dúvidas que 2015 foi, sobretudo, um ano de grande afirmação dos desportistas da região a nível internacional, com a conquista de títulos e pódios que engrandeceram o desporto nacional

 

O ano que está prestes a terminar foi pródigo em notícias de desporto, mas não restam dúvidas que 2015 foi, sobretudo, um ano de grande afirmação dos desportistas da região a nível internacional, com a conquista de títulos e pódios que engrandeceram o desporto nacional.

Nas modalidades coletivas, o facto mais revelante foi o título mundial de futebol de praia, conquistado por Portugal em julho, em Espinho, com Jordan Santos e Bruno Novo em destaque. Na final, a equipa das quinas bateu o Tahiti (5-3) e Bruno Novo, ex-jogador de Nazarenos, Ginásio e Pataiense, marcou um dos golos. Um mês antes, os dois nazarenos, juntamente com o conterrâneo Tiago Batalha, já tinham conquistado a medalha de bronze nos Jogos Europeus, que tiveram lugar em Baku, no Azerbaijão, e em agosto a Seleção ainda venceu a Liga Europeia, na Estónia, ao baterem na final a Ucrânia (5-4).

Mas nos Jogos Europeus, que se realizaram pela primeira vez, houve outro atleta da região a entrar na história. O beneditense João Silva conquistou a primeira medalha de Portugal na competição, ao obter a prata no triatlo masculino, acabando a prova apenas a 11 segundos do vencedor. No setor feminino, a alcobacense Melanie Santos foi 25.ª colocada, num ano para mais tarde recordar: em julho, a triatleta do Alhandra SC foi 3.ª no Europeu de sub-23, em Banyoles (Espanha) e em setembro repetiu o bronze no Mundial da categoria, em Chicago (Estados Unidos). Além disso, estreou-se no circuito mundial, com prestações positivas.

Ainda em Baku, o nadador Guilherme Pina ficou longe das medalhas, mas o atleta do Benedita Natação prosseguiu a evolução e em agosto quebrou o recorde nacional júnior B dos 1.500 metros livres no Mundial de juniores, em Singapura. Em abril, já havia conquistado o título nacional dos 5.000 metros livres e em julho sagrou-se campeão nacional dos 1.500 livres.

Ainda a nível internacional, em agosto, Inês Cruz, natural de Alpedriz, foi eleita a melhor jogadora do Europeu universitário de futsal, em representação do Instituto Politécnico de Santarém, numa modalidade que continua a crescer a olhos vistos na região. 

Com uma campanha sensacional, o CCRD Burinhosa atingiu os quartos-de-final do playoff da Liga, caindo apenas ao terceiro jogo diante do Sp. Braga, assinando uma época em grande na estreia no escalão principal. Por seu turno, o Casal Velho garantiu a manutenção na 2.ª Divisão e disputou os quartos-de-final da Taça de Portugal, diante do Sporting. Nas camadas jovens, os infantis do CRP Ribafria sagraram-se campeões distritais, enquanto o Burinhosa fez a “dobradinha” distrital em juvenis e nos sub-20 atingiu a fase final do campeonato nacional.

Em julho e ainda no plano internacional, a nazarena Armanda Hilário conquistou o bronze no Europeu na Sérvia, na categoria trio feminino de sub-40. Nesse mês, Tó Cardoso ficou à beira da medalha na etapa de Itacoatiara (Brasil) do circuito mundial de bodyboard, enquanto no ténis Miguel Gomes (CT Alcobaça) conquistou dois títulos nacionais em sub-12, no Algarve, ao passo que o beneditense Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) conquistou o título de cross country em masters 30.

No ciclismo, o cadete Pedro Lopes (5) sagrou-se campeão nacional de contra-relógio em junho e, mais tarde, venceu uma etapa da Volta a Portugal da categoria. 

Em setembro, Dino Carmo foi 5.º na etapa da Nazaré do circuito mundial de bodyboard, enquanto Teresa Almeida se sagrou vice-campeã europeia na Madeira, em dois dos resultados mais relevantes do ano no bodyboard. Ainda nesse mês, Rafael Balau e Cláudio Arrais, juntamente com os técnicos Fernando Paulo e Emanuel Pina, destacaram-se no Europeu de kempo, em Oslo (Noruega).

No hóquei em patins, 2015 ficou marcado para despromoção da Alcobacense à 3.ª Divisão, numa época em que o clube teve o “prémio” de receber o Benfica na Taça de Portugal. Nas águias brilham atletas de Turquel, com destaque para Diogo Rafael, campeão nacional pelo Benfica. Nos femininos, a lista de campeãs da região é extensa, sendo a destacar a presença de Cláudia Vicente (HC Turquel), Rita e Rute Lopes (Benfica) na Seleção Nacional que foi finalista no Europeu, perdendo a final diante da Espanha (1-2). Nas camadas jovens, o destaque foi para os infantis do HC Turquel, que terminaram o campeonato nacional em 2.º lugar, sendo apenas superados pelo FC Porto. Em setembro, o turquelense Pedro Batista sagrou-se campeão do Mundo de sub-20, em Vilanova (Espanha).

No futebol, após nove anos, o Pataiense foi despromovido da Divisão de Honra distrital e acabou por não se inscrever na época seguinte, numa época em que o Ginásio andou no topo da classificação durante vários meses, mas quebrou na ponta final, terminando a Divisão de Honra no 2.º lugar e perdendo a final da Taça para o Peniche (4-0). A nível internacional, o nazareno Mauro Eustáquio afirmou-se, em definitivo, no Ottawa Fury, representando a seleção olímpica do Canadá, enquanto o alcobacense Miguel Baptista se transferiu para os ingleses do Eastbourne Borough.

Nas camadas jovens, 19 anos depois, o Nazarenos festejou a conquista da Taça Distrito de Leiria de juniores ao vencer, na Benedita, a AE Óbidos (2-1), enquanto os juvenis do Ginásio perderam a final diante da U. Leiria B (3-1), na Maceirinha.

No ano em que Portugal se sagrou campeão do mundo de futebol de praia, com nazarenos em destaque, pela negativa há a salientar a descida do Sotão ao segundo escalão. Mas até ao final do ano as boas notícias sucederam-se. Ficamos pela mais recente: a prata da alcobacense Patrícia Traquina (APD Leiria) na Taça das Nações de andebol adaptado, que decorreu, em dezembro, na Áustria. Se dúvidas restassem, 2015 foi mesmo um ano para recordar.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!