Segunda-feira, Setembro 14, 2026
Segunda-feira, Setembro 14, 2026

Associação de Farmingville angaria verba para Soraia

Data:

Partilhar artigo:

A Associação Regional Alcobacense de Farmingville, sediada em Long Island, Nova Iorque, efetuou uma transferência de 7.335 euros para a conta solidária a favor de Soraia, a menina residente na Burinhosa que sofre de encefalopatia hipóxico isquêmica, hipotiroidismo e hipocortizolismo centrais. 

A Associação Regional Alcobacense de Farmingville, sediada em Long Island, Nova Iorque, efetuou uma transferência de 7.335 euros para a conta solidária a favor de Soraia, a menina residente na Burinhosa que sofre de encefalopatia hipóxico isquêmica, hipotiroidismo e hipocortizolismo centrais. 

O valor corresponde a uma parte da verba angariada no decorrer de um jantar solidário, que teve lugar em outubro, numa organização da associação, que integra vários emigrantes naturais da União das Freguesias de Pataias e Martingança (UFPM). Segundo informação recolhida por Ricardo Vieira, tio da Soraia, o evento permitiu a angariação de cerca de 15 mil euros. A verba em falta será entregue pessoalmente, no início do ano, por elementos da associação à família da menina.

Região de Cister - Assine Já!

Acompanhada pelo Instituto Luso-Cubano de Neurologia do Porto desde o início do ano, Soraia passou a contar com o apoio de duas terapeutas na escola e na residência – ao nível sensorial, ocupacional, da fala e musicoterapia, desde setembro. As terapeutas dispendem de duas horas por dia com a menina da Burinhosa, reduzindo desta forma as deslocações à cliníca do Porto e os custos inerentes aos tratamentos. Na opinião de Ricardo Vieira, Soraia apresenta bastantes melhoras. “Já agarra e leva a colher com a comida à boca, já ri várias vezes durante o dia, já chega perto de nós e pega na nossa mão para passearmos com ela. Ela adora passear de carro e ouvir música”. A menina também “já abre as portas à primeira, mastiga e come muito bem, já vê – apesar de ainda ter baixa visão – e, de vez em quando, parece que quer falar, mas nao consegue”, resume o tio da Soraia.

Já foram realizados vários eventos por familiares e amigos com o objetivo de angariar fundos para fazer face às despesas inerentes aos tratamentos. “Para já estamos a fazer uma pausa na realização de eventos, pois sentimos que a comunidade precisa de uma pausa, dado que tem sido muito generosa com esta causa”, refere Ricardo Vieira.

AD Footer

Artigos Relacionados

Museu Dr. Joaquim Manso reabre novamente as portas

O Museu Dr. Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, reabriu ao público anteontem, depois de oito anos encerrado....

Feira de Velharias & Antiguidades regressa no domingo à aldeia

O Largo do Rossio, na Martingança, recebe, no próximo domingo, mais uma edição da Feira de Velharias e...

Pataias celebra uma década da primeira geminação

A geminação entre Pataias e La Queue-en-Brie completa este ano uma década e vai ser assinalada com a...

Deputada do PS denuncia “desrespeito” na Assembleia de Freguesia de Aljubarrota

A deputada do PS Cristiana Duarte abandonou a última sessão da Assembleia de Freguesia de Aljubarrota, de 4...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!