Depois de o espetáculo de abertura do Cistermúsica, integrado na programação Júnior e Famílias, ter enchido o Claustro do Rachadouro, o arranque da programação principal festival de música de Alcobaça dá-se com dois grupos de renome.
Depois de o espetáculo de abertura do Cistermúsica, integrado na programação Júnior e Famílias, ter enchido o Claustro do Rachadouro, o arranque da programação principal festival de música de Alcobaça dá-se com dois grupos de renome.
A Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai receber um espetáculo de música da renascença e barroca. O Ludovice Ensemble volta a Alcobaça para atuar no próximo sábado, pelas 21:30 horas, apresentando “A Capela de Dona Catarina de Bragança”, a história da rainha que rumou a Inglaterra para firmar uma aliança através do casamento com D. Carlos II. Além de se debruçar sobre uma importante parte da História de Portugal, o espetáculo contempla, ainda, várias obras que nunca foram reproduzidas no País.
Fernando Miguel Jalôto (órgão e direção), Orlanda Velez Isidro e Mónica Monteiro (sopranos), André Lacerda e Marco Alves dos Santos (tenores), Hugo Oliveira (barítono), Lilia Slavny e Reyes Gallardo (violinos), Sofia Diniz (viola de gamba) e Jesús Fernandez Baéna (teorba) trazem a Alcobaça obras de grande relevo dos compositores portugueses de Rebelo, Magalhães, D. João IV e Melgás, que serão, de acordo com a direção artística do festival, “confrontadas com o melhor repertório contemporâneo internacional e interpretadas inovadoramente”.
O fim de semana só fica completo quando, pelas 18 horas de domingo, o Henschel Quartett subir ao palco do Celeiro do Mosteiro de Alcobaça. O quarteto alemão estreia-se em concertos em Portugal com a participação na 24.ª edição do Cistermúsica.
Trata-se, no fundo, de “um dos melhores grupos do mundo” e um “magnífico quarteto de cordas”. Quem o diz é o Los Angeles Times, facto que atesta uma vez mais a qualidade da programação do festival. Cristoph Henschel (1.º violino), Daniel Bell (2.º violino), Monika Henchel (viola) e Mathias Beyer-Karlshoj (violoncelo) têm 22 anos de experiência na música de câmara e trazem a Alcobaça obras de Mozart, Beethoven e Schulhoff.
A programação do Cistermúsica 2016 retoma, na semana seguinte, com quatro espetáculos. No dia 7, o festival volta a apostar na descentralização com o recital de piano de Vasco Dantas na Biblioteca Municipal da Nazaré, pelas 21:30 horas. No dia seguinte, a coreografa e bailarina norte-americanaAlia Kache inaugura a programação de dança com um espetáculo no Claustro D. Afonso VI. No sábado, o pianista Vasco Dantas volta a mostrar o seu recital mas, desta vez, no Mosteiro de Alcobaça e o fim semana encerra com chave de ouro com a música da renascença de The Orlando Consort.