Segunda-feira, Agosto 8, 2022
Segunda-feira, Agosto 8, 2022

Ludovice Ensemble e Henschel Quartett no Cistermúsica

Data:

Partilhar artigo:

Depois de o espetáculo de abertura do Cistermúsica, integrado na programação Júnior e Famílias, ter enchido o Claustro do Rachadouro, o arranque da programação principal festival de música de Alcobaça dá-se com dois grupos de renome.

Depois de o espetáculo de abertura do Cistermúsica, integrado na programação Júnior e Famílias, ter enchido o Claustro do Rachadouro, o arranque da programação principal festival de música de Alcobaça dá-se com dois grupos de renome.

A Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça vai receber um espetáculo de música da renascença e barroca. O Ludovice Ensemble volta a Alcobaça para atuar no próximo sábado, pelas 21:30 horas, apresentando “A Capela de Dona Catarina de Bragança”, a história da rainha que rumou a Inglaterra para firmar uma aliança através do casamento com D. Carlos II. Além de se debruçar sobre uma importante parte da História de Portugal, o espetáculo contempla, ainda, várias obras que nunca foram reproduzidas no País. 

Fernando Miguel Jalôto (órgão e direção), Orlanda Velez Isidro e Mónica Monteiro (sopranos), André Lacerda e Marco Alves dos Santos (tenores), Hugo Oliveira (barítono), Lilia Slavny e Reyes Gallardo (violinos), Sofia Diniz (viola de gamba) e Jesús Fernandez Baéna (teorba) trazem a Alcobaça obras de grande relevo dos compositores portugueses de Rebelo, Magalhães, D. João IV e Melgás, que serão, de acordo com a direção artística do festival, “confrontadas com o melhor repertório contemporâneo internacional e interpretadas inovadoramente”.
O fim de semana só fica completo quando, pelas 18 horas de domingo, o Henschel Quartett subir ao palco do Celeiro do Mosteiro de Alcobaça. O quarteto alemão estreia-se em concertos em Portugal com a participação na 24.ª edição do Cistermúsica.

Trata-se, no fundo, de “um dos melhores grupos do mundo” e um “magnífico quarteto de cordas”. Quem o diz é o Los Angeles Times, facto que atesta uma vez mais a qualidade da programação do festival. Cristoph Henschel (1.º violino), Daniel Bell (2.º violino), Monika Henchel (viola) e Mathias Beyer-Karlshoj (violoncelo) têm 22 anos de experiência na música de câmara e trazem a Alcobaça obras de Mozart, Beethoven e Schulhoff.

A programação do Cistermúsica 2016 retoma, na semana seguinte, com quatro espetáculos. No dia 7, o festival volta a apostar na descentralização com o recital de piano de Vasco Dantas na Biblioteca Municipal da Nazaré, pelas 21:30 horas. No dia seguinte, a coreografa e bailarina norte-americanaAlia Kache inaugura a programação de dança com um espetáculo no Claustro D. Afonso VI. No sábado, o pianista Vasco Dantas volta a mostrar o seu recital mas, desta vez, no Mosteiro de Alcobaça e o fim semana encerra com chave de ouro com a música da renascença de The Orlando Consort.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022 A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade na freguesia de Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!