Terça-feira, Julho 15, 2025
Terça-feira, Julho 15, 2025

Alcobaça integra projeto cultural que alia trabalho à felicidade

Data:

Partilhar artigo:

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus.

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus: Pergine Spetaccolo Aperto (Itália), L’ Arboreto Teatro di Mora (Itália) e Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia).

O projeto trianual, que vai decorrer até 2018, “aborda a relação entre trabalho e felicidade através da participação direta das comunidades locais de três países do sul da Europa: Grécia, Itália e Portugal”. Países que, segundo os promotores do projeto europeu, “atravessam atualmente desafios comuns como a crise económica, o desemprego e um sentimento generalizado de desintegração social”.

Região de Cister - Assine Já!

A iniciativa, que terá a direção artística da companhia Mala Voadora e dramaturgia de Pablo Gisbert, decorrerá em cinco etapas. “O território da Artemrede”, que inclui o concelho de Alcobaça, vai acolher algumas reuniões com todos os parceiros do projeto.

Além disso, o projeto prevê a realização de residências artísticas de longa duração com as comunidades locais e a criação e apresentação de um espetáculo sobre a interpretação local do Manual sobre Felicidade e Trabalho, que será escrito pelo dramaturgo Pablo Gisbert.

Outra das etapas é a “a criação de uma rede, a “Southern Coalition”, cujo objetivo é promover a capacitação e formação dos recursos humanos das instituições envolvidas, tendo em conta a fragilidade do setor cultural e artístico dos três países” e, também, a organização de um seminário internacional multidisciplinar para discutir temas relacionados com o trabalho e a felicidade. Por último, o projeto, que é financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, pretende criar “uma plataforma online que funcionará como canal de comunicação, tornando possível o acompanhamento e a interação com o processo artístico”.

Para Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, “a partilha de experiências, de programas culturais, de integração e formação de públicos” são as mais-valias do projeto cultural, “que pretende pôr em perspetiva dois temas que por norma estão de costas voltadas”.

No âmbito da primeira reunião do projeto, o trio alcobacense Rondó da Carpideira levou o espetáculo multimédia ao palco do Museu do Vinho, na passada terça-feira. O espetáculo abriu a possibilidade de Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio fazerem apresentações nas cidades europeias que integram o projeto.

AD Footer

Artigos Relacionados

AMA Pedra do Ouro criada para melhorar localidade

Constituída há um mês, a Associação de Moradores e Amigos (AMA) Pedra do Ouro nasceu para dar impulso...

Espaços noturnos da Nazaré só podem funcionar até às 2 da manhã

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, na passada semana, uma proposta de funcionamento dos espaços comerciais noturnos que...

Nova diretora do AE Nazaré quer reforçar valorização da escola pública

Paula Trindade assumiu, no passado dia 2 de julho, a Direção do Agrupamento de Escolas (AE) da Nazaré...

Feira do Livro da Nazaré celebra 50 anos de literatura e liberdade

A Feira do Livro da Nazaré celebra a liberdade e meio século de história dedicada à promoção da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!