Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Alcobaça integra projeto cultural que alia trabalho à felicidade

Data:

Partilhar artigo:

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus.

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus: Pergine Spetaccolo Aperto (Itália), L’ Arboreto Teatro di Mora (Itália) e Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia).

O projeto trianual, que vai decorrer até 2018, “aborda a relação entre trabalho e felicidade através da participação direta das comunidades locais de três países do sul da Europa: Grécia, Itália e Portugal”. Países que, segundo os promotores do projeto europeu, “atravessam atualmente desafios comuns como a crise económica, o desemprego e um sentimento generalizado de desintegração social”.

Região de Cister - Assine Já!

A iniciativa, que terá a direção artística da companhia Mala Voadora e dramaturgia de Pablo Gisbert, decorrerá em cinco etapas. “O território da Artemrede”, que inclui o concelho de Alcobaça, vai acolher algumas reuniões com todos os parceiros do projeto.

Além disso, o projeto prevê a realização de residências artísticas de longa duração com as comunidades locais e a criação e apresentação de um espetáculo sobre a interpretação local do Manual sobre Felicidade e Trabalho, que será escrito pelo dramaturgo Pablo Gisbert.

Outra das etapas é a “a criação de uma rede, a “Southern Coalition”, cujo objetivo é promover a capacitação e formação dos recursos humanos das instituições envolvidas, tendo em conta a fragilidade do setor cultural e artístico dos três países” e, também, a organização de um seminário internacional multidisciplinar para discutir temas relacionados com o trabalho e a felicidade. Por último, o projeto, que é financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, pretende criar “uma plataforma online que funcionará como canal de comunicação, tornando possível o acompanhamento e a interação com o processo artístico”.

Para Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, “a partilha de experiências, de programas culturais, de integração e formação de públicos” são as mais-valias do projeto cultural, “que pretende pôr em perspetiva dois temas que por norma estão de costas voltadas”.

No âmbito da primeira reunião do projeto, o trio alcobacense Rondó da Carpideira levou o espetáculo multimédia ao palco do Museu do Vinho, na passada terça-feira. O espetáculo abriu a possibilidade de Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio fazerem apresentações nas cidades europeias que integram o projeto.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!