Sexta-feira, Agosto 19, 2022
Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Alcobaça integra projeto cultural que alia trabalho à felicidade

Data:

Partilhar artigo:

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus.

O município de Alcobaça integra um projeto cultural europeu, que pretende aliar o trabalho à felicidade. “A Manual on Work and Happiness” começou esta semana a ser discutido na cidade de Cister, com a presença da equipa da Artemrede, líder do projeto, e dos restantes parceiros europeus: Pergine Spetaccolo Aperto (Itália), L’ Arboreto Teatro di Mora (Itália) e Teatro Municipal e Regional de Patras (Grécia).

O projeto trianual, que vai decorrer até 2018, “aborda a relação entre trabalho e felicidade através da participação direta das comunidades locais de três países do sul da Europa: Grécia, Itália e Portugal”. Países que, segundo os promotores do projeto europeu, “atravessam atualmente desafios comuns como a crise económica, o desemprego e um sentimento generalizado de desintegração social”.

A iniciativa, que terá a direção artística da companhia Mala Voadora e dramaturgia de Pablo Gisbert, decorrerá em cinco etapas. “O território da Artemrede”, que inclui o concelho de Alcobaça, vai acolher algumas reuniões com todos os parceiros do projeto.

Além disso, o projeto prevê a realização de residências artísticas de longa duração com as comunidades locais e a criação e apresentação de um espetáculo sobre a interpretação local do Manual sobre Felicidade e Trabalho, que será escrito pelo dramaturgo Pablo Gisbert.

Outra das etapas é a “a criação de uma rede, a “Southern Coalition”, cujo objetivo é promover a capacitação e formação dos recursos humanos das instituições envolvidas, tendo em conta a fragilidade do setor cultural e artístico dos três países” e, também, a organização de um seminário internacional multidisciplinar para discutir temas relacionados com o trabalho e a felicidade. Por último, o projeto, que é financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, pretende criar “uma plataforma online que funcionará como canal de comunicação, tornando possível o acompanhamento e a interação com o processo artístico”.

Para Inês Silva, vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, “a partilha de experiências, de programas culturais, de integração e formação de públicos” são as mais-valias do projeto cultural, “que pretende pôr em perspetiva dois temas que por norma estão de costas voltadas”.

No âmbito da primeira reunião do projeto, o trio alcobacense Rondó da Carpideira levou o espetáculo multimédia ao palco do Museu do Vinho, na passada terça-feira. O espetáculo abriu a possibilidade de Mário Marques, Daniel Bernardes e Gonçalo Tarquínio fazerem apresentações nas cidades europeias que integram o projeto.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Turquelense Tiago Rafael é o novo treinador adjunto do Benfica

Depois de ter encerrado a carreira de jogador na última época, ao serviço do HC Turquel, Tiago Rafael...

Sótão conquista Taça Distrito de Leiria

O Sótão conquistou a Taça Distrito de Leiria, depois de vencer a Casa do Benfica das Caldas da...

Festa da Moita do Poço considerada uma das melhores de sempre

A festa anual da Moita do Poço, na freguesia de Turquel, realizada no passado fim de semana, foi...

Associação da Ferraria movida a trabalho de 60 voluntários

Realiza dezenas de eventos por ano e todos eles chamam centenas de pessoas, atualmente não tem futebol ou...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!