Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Parque de Campismo de Alcobaça em obras

Data:

Partilhar artigo:

 A Câmara de Alcobaça, gestora oficial do “novo” Parque de Campismo, quer que o espaço esteja preparado para receber campistas e caravanistas, mas que possa igualmente ser usufruído pelos munícipes e visitantes.

Está a nascer um “novo” Parque de Campismo de Alcobaça. A Câmara de Alcobaça, que é a gestora oficial do projeto, quer que o espaço esteja preparado para receber campistas e caravanistas, mas que possa igualmente ser usufruído pelos munícipes e visitantes. Prevê-se que a obra, que arrancou na semana passada, esteja finalizada “ainda no primeiro semestre deste ano”.

“Este será um espaço aberto a todos, controlado por um porteiro durante o verão. Não vai ser um espaço fechado em exclusivo para o campismo, mas será um espaço verde, requalificado e multifuncional para qualquer cidadão”, esclareceu o presidente da Câmara de Alcobaça, em visita aos trabalhos de requalificação realizada na passada segunda-feira.

Região de Cister - Assine Já!

O “novo” Parque de Campismo poderá albergar 24 caravanas e 13 lugares de estacionamento, bem como uma ampla área para tendas de campismo, com casas de banho partilhadas entre os utilizadores do parque infantil e os campistas. 

Numa primeira fase serão requalificados os sistemas de água e eletricidade, bem como de prevenção de incêndios. Segue-se a construção de uma estação de lavagem para autocaravanas e o respetivo parque de estacionamento. Além de um espaço próprio para o caravanismo, o espaço contará com uma ampla área dedicada ao campismo com tendas. 

A obra inclui, também, uma zona com aparelhos de ginástica e um parque de merendas. Todas as árvores serão alvo de uma limpeza e “apenas meia dúzia” terão mesmo de ser arrancadas. Os caminhos pedestres serão requalificados e os acessos vão ser possíveis a pessoas com mobilidade reduzida. 

A requalificação do Parque de Campismo representa um investimento total de 318 mil euros, com um financiamento comunitário de cerca de 212 mil euros. O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, aprovado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) e que tem em vista a obtenção de 6.5 milhões de euros de fundos comunitários, o maior montante obtido no contexto do Oeste, contempla várias intervenções na cidade de Alcobaça.

“De uma coisa tenho a certeza: se o projeto fosse exclusivo para uso como Parque de Campismo não tínhamos financiamento”, sublinhou o autarca, defendendo que “tem de haver uma mente aberta para ter acesso a esses fundos comunitários com inteligência”. 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

NAZA SUMMIT EDU’24 debateu “era digital” com olhos postos no futuro

Foi a primeira vez que a comunidade educativa do concelho da Nazaré esteve reunida num evento único em...

Funcionamento do Ascensor é retomado esta sexta-feira após mais de um ano de paragem

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu, no passado dia 25 (segunda-feira), que o funcionamento do Ascensor da...

Freguesia de Turquel volta a celebrar Auto do Descimento e Procissão do Senhor Morto

A noite desta sexta-feira vai ser especial em Turquel, com a realização do Auto do Descimento e da...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!