Sábado, Dezembro 6, 2025
Sábado, Dezembro 6, 2025

Escolas da região participam em campanha internacional

Data:

Partilhar artigo:

O Externato Dom Fuas Roupinho, da Nazaré, e o Externato Cooperativo da Benedita foram as únicas escolas da região selecionadas para participar num projeto internacional que elegeu apenas 20 escolas portuguesas.

O Externato Dom Fuas Roupinho, da Nazaré, e o Externato Cooperativo da Benedita foram as únicas escolas dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré selecionadas para participar no “Litter Less Campaign”, um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education, que elegeu apenas 20 escolas portuguesas.

A atividade pretende desafiar os jovens de nove países da rede “Jovens Repórteres para o Ambiente”, cujo objetivo passa por “promover uma cidadania ativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental”. “Observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos” é o grande objetivo da iniciativa. 

Região de Cister - Assine já!

Até ao próximo dia 22 de abril os jovens vão ter de planear e realizar uma campanha na própria escola ou comunidade, cumprindo o “Community Action Days”, seguindo-se a realização de um filme sobre a campanha e reportagens sobre o tema “Litter Less”, submetendo-as a um mínimo de três meios de comunicação. 

O projeto pretende, acima de tudo, consciencializar os mais jovens sobre o efeito dos resíduos na comunidade, aumentando os conhecimentos e competências práticas na prevenção e gestão de resíduos, melhorando o seu comportamento na prevenção e gestão dos mesmos.

Serão premiados a nível nacional três projetos por categoria – artigo, fotorreportagem e vídeorreportagem, um em cada escalão etário. Um professor e um aluno de cada escola participante serão convidados para um workshop de multimédia, a realizar em Lisboa, este mês, cada uma das vinte escolas selecionadas receberão o valor de 250 euros cada para ajudar na implementação do projeto.

Os melhores vídeos-campanha serão premiados e as melhores reportagens (de artigo, fotografia ou vídeo) serão premiadas a nível nacional e internacional. Repensar, reduzir, reutilizar, recriar e reciclar são, cada vez mais, uma disciplina “de ordem”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Academia Chiquedance sagra-se vice-campeã regional pela primeira vez

A Academa Chiquedance sagrou-se, pela primeira vez na sua história, vice-campeã regional de latinas e de standard da...

Centro de Diagnóstico Integrado em Porto de Mós já é uma realidade

O Centro de Saúde de Porto de Mós vai receber um Centro de Diagnóstico Integrado. O projeto liderado...

Vanda Furtado Marques conta história de S. Bernardo de Claraval

A campanha de angariação de fundos lançada na plataforma PPL por Vanda Furtado Marques, há cerca de dois...

Mais de 600 alunos participam na fase escolar do corta-mato em Alcobaça

É já esta quarta-feira que decorre a fase escolar do corta-mato no Parque Verde da cidade de Alcobaça....

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!