Quarta-feira, Junho 29, 2022
Quarta-feira, Junho 29, 2022

Escolas da região participam em campanha internacional

Data:

Partilhar artigo:

O Externato Dom Fuas Roupinho, da Nazaré, e o Externato Cooperativo da Benedita foram as únicas escolas da região selecionadas para participar num projeto internacional que elegeu apenas 20 escolas portuguesas.

O Externato Dom Fuas Roupinho, da Nazaré, e o Externato Cooperativo da Benedita foram as únicas escolas dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré selecionadas para participar no “Litter Less Campaign”, um projeto internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education, que elegeu apenas 20 escolas portuguesas.

A atividade pretende desafiar os jovens de nove países da rede “Jovens Repórteres para o Ambiente”, cujo objetivo passa por “promover uma cidadania ativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental”. “Observar, interpretar, reportar e encontrar soluções mais sustentáveis para a problemática dos resíduos” é o grande objetivo da iniciativa. 

Até ao próximo dia 22 de abril os jovens vão ter de planear e realizar uma campanha na própria escola ou comunidade, cumprindo o “Community Action Days”, seguindo-se a realização de um filme sobre a campanha e reportagens sobre o tema “Litter Less”, submetendo-as a um mínimo de três meios de comunicação. 

O projeto pretende, acima de tudo, consciencializar os mais jovens sobre o efeito dos resíduos na comunidade, aumentando os conhecimentos e competências práticas na prevenção e gestão de resíduos, melhorando o seu comportamento na prevenção e gestão dos mesmos.

Serão premiados a nível nacional três projetos por categoria – artigo, fotorreportagem e vídeorreportagem, um em cada escalão etário. Um professor e um aluno de cada escola participante serão convidados para um workshop de multimédia, a realizar em Lisboa, este mês, cada uma das vinte escolas selecionadas receberão o valor de 250 euros cada para ajudar na implementação do projeto.

Os melhores vídeos-campanha serão premiados e as melhores reportagens (de artigo, fotografia ou vídeo) serão premiadas a nível nacional e internacional. Repensar, reduzir, reutilizar, recriar e reciclar são, cada vez mais, uma disciplina “de ordem”.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

A leste, algo de novo: o despertar dos impérios

Gostaria de estar mais otimista. Porém, os últimos desenvolvimentos à volta da  Guerra na Ucrânia não me permitem...

Hóquei em patins: Biblioteca conquista torneio de encerramento em Tomar

A equipa de sub-15 da Biblioteca conquistou o torneio de encerramento depois de vencer o Sp. Marinhense (10-4),...

Casal de americanos escolheu Alcobaça para ajudar emigrantes

”Portugal the Place” é o nome da empresa de consultoria gerida por um casal de americanos em... Alcobaça. Colleen...

Concurso Mundial de Bruxelas distingue quatro vinhos de Alcobaça

Os vinhos Montecapucho Arinto 2017, da Quinta dos Capuchos, e Mula Velha Rose 2021, da Parras Wines, foram...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!