Inês Costa Louro, aluna da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, obteve o 3.º prémio na fase final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura
Inês Costa Louro, aluna da Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), em Alcobaça, obteve o 3.º prémio na fase final da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
A alcobacense, que frequenta o 12.º ano na área de Ciências e Tecnologias, revelou ao REGIÃO DE CISTER que “o concurso não começou por ser uma competição”, mas uma forma de partilhar algo que gosta muito de fazer com outras pessoas. Ainda assim, a interpretação de “Contrariedades”, um poema de Cesário Verde, e da novela “O Diabo” de Leon Tolstoi, na final do CNL, que decorreu na passada sexta-feira, em Anadia, não deixou o júri indiferente.
“Aquilo que inicialmente não passava de mais um pequeno projeto, uma atividade extra-curricular, no meio de muitas outras ao longo deste ano letivo, acabou por se tornar algo muito maior”, confessa. “O 3.º lugar no CNL, além de ser uma forma de reconhecimento de todo o trabalho, é algo que me deixa também muito realizada. É sinal que, mesmo entre tantos participantes [cerca de 3 mil este ano], entre tantos alunos que nutrem um amor enorme pela escrita e pela leitura, consegui chegar às pessoas”, descreve a jovem de 18 anos.
O CNL pretende estimular o treino da leitura e o desenvolvimento de competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário.