Sexta-feira, Julho 4, 2025
Sexta-feira, Julho 4, 2025

Laborinho Lúcio quer “cidadãos mais ativos”

Data:

Partilhar artigo:

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio foi o protagonista do segundo jantar-conferência das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER, tendo apelado a um compromisso que permita formar “cidadãos mais ativos, informados e críticos”.

O nazareno Álvaro Laborinho Lúcio foi o protagonista do segundo jantar-conferência das comemorações dos 25 anos do REGIÃO DE CISTER, tendo apelado a um compromisso que permita formar “cidadãos mais ativos, informados e críticos”.

O evento decorreu esta sexta-feira, na Cooperativa Agrícola de Alcobaça e reuniu cerca de sete dezenas de pessoas, entre os quais antigos colegas de escola do antigo ministro da Justiça, autarcas, professores e empresários.

Região de Cister - Assine já!

O juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça abordou os temas da liberdade e da cidadania mas apressou-se a dizer que não trazia “respostas”.

“O nosso País e a Europa estão hoje tão cheios de tantas respostas que não conseguimos resolver a maior parte dos problemas”, começou por dizer. O orador defendeu que hoje só há respostas. “A pergunta pressupõe tempo. Tempo para pensar”. Tempo que, nas palavras de Laborinho Lúcio, vai escasseando cada vez mais.

O magistrado considera que o “aceleramento” do tempo “mudou as realidades em que estamos habituados a viver”. Por isso, Laborinho Lúcio apresentou um conjunto de sugestões, nas áreas da educação, justiça ou comunicação social, para garantir que tenhamos “cidadãos ativos, informados e críticos”, porque só esses podem sustentar “os valores da cidadania e da liberdade democrática”.

O segundo jantar-conferência foi preparado e servido pelos alunos e professores da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), sendo o segundo de uma série de iniciativas com personalidades de relevância nacional.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartas de Afetos unem crianças e idosos em amizade escrita à mão

Durante vários meses, as crianças da Componente de Apoio à Família (CAF) de Alpedriz, Casal de Ramos e...

Um domo contra os extremos

Só para o vento é que não encontrei ainda um refúgio, terei de aguentar. Para o vento e...

Atletismo: São-martinhense sagra-se campeã nacional sub-18

A são-martinhense Caetana Neves (Arneirense)sagrou-se campeã nacional de sub-18 na prova de 2.000 metros obstáculos. Em Beja, nem uma...

Hóquei: HC Turquel despede-se como vice-campeão nacional

O HC Turquel anunciou, no último domingo, a interrupção no projeto referente à equipa sénior feminina. Fê-lo um...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!