Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Rampa da Escola D. Inês de Castro homenageia Mário Pires de Sá

Data:

Partilhar artigo:

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

Familiares do antigo professor marcaram presença na cerimónia de descerramento da placa toponímica, que foi desenhada pelo escultor José Aurélio e que contém uma alusão à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

A homenagem foi preparada por um grupo de alcobacenses, a que se associaram o Município e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). 

João Lisboa, que integrou a organização, valorizou o percurso do homenageado e agradeceu à Escola D. Inês de Castro a anuência com a colocação da placa. “Foi um processo lento, mas que teve sucesso”, salientou o professor universitário, frisando que a distinção apenas valoriza “o passado do geógrafo e professor e não reflete a luta pela democracia” que Mário Pires de Sá desencadeou.

A presidente da UFAV considerou “feliz” a escolha do local para a colocação da placa, enquanto o vereador João Santos enalteceu a “importância de reconhecer” o mérito dos alcobacenses “que muito fizeram pelo concelho”. Para Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, a placa será um “elemento de memória”, que vai permitir aos milhares de alunos da Secundária D. Inês de Castro ficar a conhecer um ilustre alcobacense. 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!