Domingo, Dezembro 4, 2022
Domingo, Dezembro 4, 2022

Rampa da Escola D. Inês de Castro homenageia Mário Pires de Sá

Data:

Partilhar artigo:

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

A rampa de acesso à Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, passa a designar-se, a partir deste sábado, rampa Eng. Mário Pires de Sá, em homenagem ao geógrafo alcobacense que faleceu em 1984.

Familiares do antigo professor marcaram presença na cerimónia de descerramento da placa toponímica, que foi desenhada pelo escultor José Aurélio e que contém uma alusão à obra “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry.

Região de Cister - Assine Já!

A homenagem foi preparada por um grupo de alcobacenses, a que se associaram o Município e a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV). 

João Lisboa, que integrou a organização, valorizou o percurso do homenageado e agradeceu à Escola D. Inês de Castro a anuência com a colocação da placa. “Foi um processo lento, mas que teve sucesso”, salientou o professor universitário, frisando que a distinção apenas valoriza “o passado do geógrafo e professor e não reflete a luta pela democracia” que Mário Pires de Sá desencadeou.

A presidente da UFAV considerou “feliz” a escolha do local para a colocação da placa, enquanto o vereador João Santos enalteceu a “importância de reconhecer” o mérito dos alcobacenses “que muito fizeram pelo concelho”. Para Gaspar Vaz, diretor do Agrupamento de Escolas de Cister, a placa será um “elemento de memória”, que vai permitir aos milhares de alunos da Secundária D. Inês de Castro ficar a conhecer um ilustre alcobacense. 

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!