Quarta-feira, Abril 15, 2026
Quarta-feira, Abril 15, 2026

Amigos fazem descida do rio Alcoa de barco a remos

Data:

Partilhar artigo:

Um grupo de amigos de Alcobaça aventurou-se a fazer o percurso do Rio Alcoa entre Chiqueda e a Nazaré de… barco a remos.

Um grupo de amigos de Alcobaça aventurou-se a fazer o percurso do Rio Alcoa entre Chiqueda e a Nazaré de… barco a remos.

Como todas as aventuras, a ideia de fazer a descida do Alcoa de barco surgiu quase por acaso, uma semana antes do percurso, que decorreu no primeiro fim de semana de maio. “Ainda ponderámos a hipótese de fazer o trajeto em canoas mas depois optámos pelo barco”, conta Henrique Comprido, afirmando não ter conhecimento de nenhuma outra travessia do rio. “Pelo menos nas últimas décadas, não há registo de nenhuma descida do Alcoa com recurso a barco a remos”, nota. 

Região de Cister - Assine Já!

O que começou por ser uma aventura de um grupo de amigos, depressa se tornou numa “visita de estudo”. Durante o passeio, Henrique Comprido, Pedro Bajouco, João Costa e João Bajouco aperceberam-se, rapidamente, do “potencial turístico do rio”. “Temos um rio que atravessa a cidade, num percurso muito bonito, penso que só temos de o aproveitar”, defende Henrique Comprido. No entanto, o aventureiro alerta para os elevados níveis de poluição e deposição de lixo no curso de água: “é alarmante que ainda haja esgotos a desaguar no rio”.

A parte mais difícil do percurso aconteceu entre Chiqueda e o Parque Verde e na Fervença, junto à antiga Companhia Fiação e Tecidos, onde foi preciso “cortar vários braços de árvores caídos sobre o leito do rio e, mesmo, ter de deslocar o barco a braços nas margens do rio”. 

No total, entre Chiqueda e o dique em Valado dos Frades, o grupo de amigos precisou de 6:30 horas para fazer a travessia.  É necessária “muita limpeza e manutenção”, mas o grupo de aventureiros acredita no potencial do percurso e já fez chegar as conclusões da aventura aos poderes autárquicos para “conseguir atrair mais gente à cidade”.

AD Footer

Artigos Relacionados

Colisão entre três veículos no IC9 provoca vítima mortal e cinco feridos

Uma colisão a envolver três veículos no IC9, em Alcobaça, provocou, na tarde deste sábado, uma morte e...

Especial aniversário: Uma história de amor que perdura há 28 anos nos Bombeiros de São Martinho do Porto

Um incêndio urbano quase adiou o casamento entre Catarina Caçoila e Rodrigo Rodrigues, mas a história encarregou-se de...

Especial aniversário: Leonardo Vieira: uma história de entrega nos bombeiros de Mira de Aire

Leonardo Vieira nasceu e cresceu na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mira de Aire. Aos 7 anos...

Especial aniversário: Bombeiros de Porto de Mós restauraram primeira viatura para preservar memórias

Restaurar a primeira viatura é mais do que apenas restaurar um carro. É restaurar o passado que a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!