Domingo, Novembro 2, 2025
Domingo, Novembro 2, 2025

Designer quer certificar alga da baía de São Martinho

Data:

Partilhar artigo:

A apanha e comercialização de limo ao largo da baía de São Martinho do Porto é uma atividade secular e há um filho da terra que quer valorizar este importante recurso natural e, ao mesmo tempo, divulgar a “única atividade tradicional que persiste” naquela vila.

A apanha e comercialização de limo ao largo da baía de São Martinho do Porto é uma atividade secular e há um filho da terra que quer valorizar este importante recurso natural e, ao mesmo tempo, divulgar a “única atividade tradicional que persiste” naquela vila. 

Ricardo Macedo criou, recentemente, a marca Limo do Cais e, através de uma parceria com Cetemares, um projeto do Instituto Politécnico de Leiria, quer mesmo certificar a macroalga vermelha, que se apanha na parte exterior da concha azul, como a melhor do mundo para se extrair o ágar, uma gelatina vegetal com “inúmeras aplicações”.

Região de Cister - Assine Já!

Paralelamente, o designer de moda que quer dar o seu “contributo para o desenvolvimento da terra natal” está a estudar a criação de diversos produtos de consumo, nomeadamente  vestuário, decoração e até velas ou sabonetes “com o cheiro a mar”. “Queremos apostar no turismo de qualidade e que os milhares de turistas que nos visitam levem alguma coisa de São Martinho do Porto”, explica Ricardo Macedo. “Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré e Óbidos têm produtos tradicionais que são conhecidos internacionalmente mas São Martinho do Porto não tem nada para oferecer além da baía. E mesmo assim os turistas não podem levar a baía para casa”, salienta o sãomartinhense, que quer ajudar a colocar a concha azul no mapa e diferenciar a oferta turística daquela vila além da “praia das famílias e das crianças”.

O designer assume, também, motivos de cariz ecológico para sustentar o projeto. “É importante tornar a atividade sustentável para que possa perdurar no tempo e para que as cerca de cem pessoas que se dedicam a este negócio continuem a ter o seu meio de subsistência”, afirma o promotor da marca Limo do Cais.

Há cerca de 30 mil espécies de algas no mundo, mas a de São Martinho pode vir a ser considerada a que tem mais qualidade.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Número de animais recolhidos e de adoções baixa no Croama

Os números do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Alcobaça (Croama) diminuíram em...

Grutas de Mira de Aire vão integrar associação espanhola

As Grutas de Mira de Aire vão integrar a Associação de Grutas Turísticas de Espanha (ACTE). A confirmação...

Gin Casanova Citrus ganha medalha de prata em concurso internacional

O gin Casanova Citrus, produzido pela adega de Alcobaça Lemos Figueiredo, foi premiado com uma medalha de prata...

Descarga ilegal de efluentes pecuários detetada em Aljubarrota após denúncia

O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha detetou, no...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!